Eric Clapton confessa: "Eu odeio meu canto, não gosto do jeito como canto"
Por André Garcia
Postado em 17 de agosto de 2022
Eric Clapton ganhou destaque na Inglaterra como guitarrista de blues já em sua passagem pelo Yardbirds, que durou de 1963 a 65. Quando formou o Cream, originalmente a ideia era que ele cantasse, mas de tanto que relutou, Jack Bruce acabou tomando a iniciativa e assumindo o vocal. Foram necessários anos para que Clapton finalmente começasse a cantar em seus álbuns.
Eric Clapton - Mais Novidades
Conforme publicado pela Far Out Magazine, o motivo dessa resistência é muito simples: Ele não se considera realmente um cantor, e seu desempenho vocal jamais o agradou. Em entrevista de 2010 para a Mojo o guitar hero foi sincero.
"Eu odeio meu canto, não gosto do jeito como canto. Soa tudo como se eu tivesse 16 anos em Surbiton. Eu dou meu melhor para tentar [cantar] e sentir. Sabe, quando eu assisto Ray Charles cantar, penso: 'É isso aí, é assim que se faz!' Ele lembra de centenas de músicas, e canta cada uma delas como se fosse a mais importante. Ele canta do fundo de seu coração, toda vez, toda música. E essa é a [minha] inspiração. Essa é minha influência, mas sou tão convencido por tanta insegurança que é muito difícil para mim ter aquela liberdade que esse tipo de cantores têm."
Em entrevista rara disponível no YouTube, Eric Clapton explicou o que se passa em sua cabeça no instante em que começa a solar. Ele considera que realmente canta é com a guitarra: "Para mim, eu apenas começo a cantar... só que com a guitarra! "[A guitarra] é apenas uma voz".
Assim, o Slow Hand segue na ativa cantando através de seu instrumento, e em setembro parte em turnê pelos Estados Unidos ao lado de Jimmie Vaughan — irmão mais velho do saudoso Stevie Ray Vaughan. A turnê será fechada com chave de ouro em Nova Iorque com duas noites seguidas no lendário Madison Square Garden, nos dias 18 e 19.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
O Iron Maiden errou ou acertou em contratar Janick Gers? Youtuber explica
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
O hit que deu segurança financeira ao Judas Priest, segundo Ian Hill


O guitarrista que se recusou a ocupar o lugar de Eric Clapton no Cream
O ícone do rock dos anos setenta que Eric Clapton tinha medo de encontrar
As duas bandas gigantes que fizeram Eric Clapton achar que o rock havia perdido as raízes
A banda em que Eric Clapton tocou "pela metade" e depois pediu desculpas
Cinco artistas que Angus Young, do AC/DC, não suporta — nas palavras dele mesmo


