Quem apelidou Eric Clapton de "mão lenta" ("slowhand") e porque isso faz todo o sentido
Por Bruce William
Postado em 30 de outubro de 2024
Eric Clapton é um dos guitarristas mais influentes do Rock e do Blues, com uma carreira que já passa de seis décadas. Nascido na Inglaterra em 1945, Clapton fez parte de bandas icônicas como The Yardbirds, Cream e Derek and the Dominos antes de seguir carreira solo. Com seu estilo emocional e técnico, ele conquistou fãs ao redor do mundo e lançou ao longo dos anos músicas que se tornaram clássicos como "Layla", "Tears in Heaven" e "Wonderful Tonight", onde explora o Blues e o Rock de forma única e intensa.
Eric Clapton - Mais Novidades
Nos anos sessenta, ele ganhou uma pichação em Londres que dizia "Clapton Is God", dado por fãs que admiravam suas habilidades na guitarra. "Acho que eu sentia que merecia pela seriedade que eu colocava naquilo. Eu era mortalmente sério em relação ao que eu fazia, [que] para mim todos os outros estavam lá só para aparecer no Top of the Pops ou para pegar mulher, ou alguma outra coisa questionável. Meu objetivo era salvar o mundo. Eu queria falar para todo o mundo sobre o Blues e fazer o que era certo", disse o guitarrista em 1994 ao ser perguntado sobre o apelido.
Outro apelido de Clapton é "Slowhand", o que pode parecer não fazer sentido, pois apesar de não ser um músico que toca na velocidade da luz como é comum nos dias de hoje, não há como negar a incrível habilidade do guitarrista de tocar com precisão e energia na medida certa, tarefa que um músico com "mão lenta" não conseguiria cumprir.
Mas de onde veio o apelido "Slowhand"? De acordo com o American Songwriter, existem algumas versões diferentes sobre como tudo surgiu. A primeira vem de uma conversa entre Clapton e o biógrafo Ray Coleman. Embora ele conheça bem o braço da guitarra e esteja longe de ser um músico lento, tocando solos com fluidez e uma quantidade impressionante de notas, Clapton contou que o apelido lhe foi dado como uma espécie de piada irônica sobre sua rapidez ao tocar. "Meu apelido Slowhand veio do [empresário musical] Giorgio Gomelsky. Ele criou o termo como um bom trocadilho. Ele sempre dizia que eu era um guitarrista rápido, então resolveu dizer que eu era um Slowhand como uma brincadeira", relatou Clapton para o biógrafo.
Outra versão vem do colega de Clapton no Yardbirds, Chris Dreja. Ele relata que Clapton, ao quebrar uma corda no palco e substituí-la, recebia uma rodada de aplausos lentos e ritmados do público, o que na Inglaterra é conhecido como "give a slowhand". Isso aconteceu tantas vezes que acabou se tornando seu apelido, segundo Dreja.
O próprio músico comentou no livro "Clapton: The Autobiography" como isso acontecia, o que parece confirmar a teoria de Dreja: "Na minha guitarra, eu usava cordas de calibre leve, com uma primeira corda bem fina, o que facilitava dobrar as notas, e não era incomum, durante as partes mais frenéticas, que eu arrebentasse pelo menos uma corda. Durante a pausa enquanto eu trocava a corda, o público frenético frequentemente começava a bater palmas lentamente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
Como Dave Mustaine se tornou o vocalista do Megadeth, segundo ele mesmo
Tommy Lee reflete sobre batalha legal entre Mick Mars e o Mötley Crüe
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Estadão diz que rock voltou a fazer sucesso, mas vê problema: "Bibelô nostálgico"
Becky Baldwin celebra participação em novo álbum de Tony Iommi
A importante lição que uma música "esquecida" do Metallica ensinou a Lars Ulrich
Dinheiro tem pouca importância para Tuomas Holopainen, do Nightwish
O que o KK's Priest deve tocar no show do Bangers Open Air 2027?



5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
O motivo pelo qual Kurt Cobain dizia que não queria se tornar como Eric Clapton
O guitarrista que deixou Eric Clapton maravilhado e mudou seu jeito de tocar
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
A declaração de Kurt Cobain que fez Eric Clapton se identificar com ele: "Eu passei por isso"
Eric Clapton não gostava do Britpop, mas foi "arrebatado" por esta banda dos anos 90
O gênero dos anos 1990 que Eric Clapton considerava "pretensioso"
O solo de Eric Clapton que impressionou Jimmy Page nos Yardbirds; "fundamental!"
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
Eric Clapton comenta a banda mais poderosa em que ele já tocou
Os melhores guitarristas de rock de todos os tempos, segundo o lendário B. B. King


