Quem apelidou Eric Clapton de "mão lenta" ("slowhand") e porque isso faz todo o sentido
Por Bruce William
Postado em 30 de outubro de 2024
Eric Clapton é um dos guitarristas mais influentes do Rock e do Blues, com uma carreira que já passa de seis décadas. Nascido na Inglaterra em 1945, Clapton fez parte de bandas icônicas como The Yardbirds, Cream e Derek and the Dominos antes de seguir carreira solo. Com seu estilo emocional e técnico, ele conquistou fãs ao redor do mundo e lançou ao longo dos anos músicas que se tornaram clássicos como "Layla", "Tears in Heaven" e "Wonderful Tonight", onde explora o Blues e o Rock de forma única e intensa.
Eric Clapton - Mais Novidades
Nos anos sessenta, ele ganhou uma pichação em Londres que dizia "Clapton Is God", dado por fãs que admiravam suas habilidades na guitarra. "Acho que eu sentia que merecia pela seriedade que eu colocava naquilo. Eu era mortalmente sério em relação ao que eu fazia, [que] para mim todos os outros estavam lá só para aparecer no Top of the Pops ou para pegar mulher, ou alguma outra coisa questionável. Meu objetivo era salvar o mundo. Eu queria falar para todo o mundo sobre o Blues e fazer o que era certo", disse o guitarrista em 1994 ao ser perguntado sobre o apelido.
Outro apelido de Clapton é "Slowhand", o que pode parecer não fazer sentido, pois apesar de não ser um músico que toca na velocidade da luz como é comum nos dias de hoje, não há como negar a incrível habilidade do guitarrista de tocar com precisão e energia na medida certa, tarefa que um músico com "mão lenta" não conseguiria cumprir.
Mas de onde veio o apelido "Slowhand"? De acordo com o American Songwriter, existem algumas versões diferentes sobre como tudo surgiu. A primeira vem de uma conversa entre Clapton e o biógrafo Ray Coleman. Embora ele conheça bem o braço da guitarra e esteja longe de ser um músico lento, tocando solos com fluidez e uma quantidade impressionante de notas, Clapton contou que o apelido lhe foi dado como uma espécie de piada irônica sobre sua rapidez ao tocar. "Meu apelido Slowhand veio do [empresário musical] Giorgio Gomelsky. Ele criou o termo como um bom trocadilho. Ele sempre dizia que eu era um guitarrista rápido, então resolveu dizer que eu era um Slowhand como uma brincadeira", relatou Clapton para o biógrafo.
Outra versão vem do colega de Clapton no Yardbirds, Chris Dreja. Ele relata que Clapton, ao quebrar uma corda no palco e substituí-la, recebia uma rodada de aplausos lentos e ritmados do público, o que na Inglaterra é conhecido como "give a slowhand". Isso aconteceu tantas vezes que acabou se tornando seu apelido, segundo Dreja.
O próprio músico comentou no livro "Clapton: The Autobiography" como isso acontecia, o que parece confirmar a teoria de Dreja: "Na minha guitarra, eu usava cordas de calibre leve, com uma primeira corda bem fina, o que facilitava dobrar as notas, e não era incomum, durante as partes mais frenéticas, que eu arrebentasse pelo menos uma corda. Durante a pausa enquanto eu trocava a corda, o público frenético frequentemente começava a bater palmas lentamente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A polêmica capa do Bon Jovi mudada por seu vocalista porque "seria um suicídio profissional!"
A brutalidade do Grave Digger em "Return of the Reaper"
Os dois Titãs que realmente faziam a diferença, segundo o empresário Manoel Poladian
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"


O dia em que Eric Clapton se sentiu insultado por dois grandes guitarristas
O guitarrista que Angus Young acha muito melhor que Eric Clapton
O álbum que David Gilmour recomenda a quem quer aprender a tocar guitarra
Eric Clapton foi o único "professor" de guitarra que Eddie Van Halen teve
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
Eric Clapton relembra a única banda da Inglaterra que ele curtia no começo de sua carreira
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
O motivo pelo qual Kurt Cobain dizia que não queria se tornar como Eric Clapton
O guitarrista que deixou Eric Clapton maravilhado e mudou seu jeito de tocar
Guitarristas: E se os mestres esquecessem como se toca?
Eric Clapton comenta a banda mais poderosa em que ele já tocou


