Quando Derico, do Programa do Jô, descobriu que Ian Anderson tocava tudo errado
Por Bruce William
Postado em 09 de agosto de 2022
Neste corte do episódio 13 do NapaCast, com a participação de Derico Sciotti, conhecido como "Assessor de assuntos aleatórios" do Programa do Jô, onde também atuava como músico, relatou o dia em que conheceu Ian Anderson, do Jethro Tull, de quem era muito fã.
Jethro Tull - Mais Novidades
"Eu, como flautista, tinha uma reverência a um cara que eu ouvi durante muito tempo e que é uma referência de como eu toco flauta, que é o Ian Anderson, flautista do Jethro Tull", começa Derico. "Eles foram lá (no programa do Jô) e eu fui conversar com o cara", conta, relatando que disse para Ian que ouvia seu trabalho fazia anos e tentava, de alguma forma, reproduzir as coisas do jeito que ele fazia.
"Daí começamos a conversar", prossegue, "A filha dele toca flauta, mas a diferença é que ela estudou, ele não. E ele fala pra mim: 'Minha filha falou que eu toco tudo errado", e eu dizia que não, imagina!", Derico se recusa a aceitar aquela autocrítica. Então Ian mostra para Derico como ele tocava, e o músico do Sexteto do Jô se viu obrigado a concordar: "caramba, você toca tudo errado mesmo!".
No fim das contas, Derico aprendeu uma lição neste dia: "Aí é que está a graça do negócio: o som que ele tira da flauta só acontece quando ele toca errado, as posições e tudo mais. Mas é uma linguagem. E eu tenho esta linguagem! Então pra mim foi simbólico ter falado e ter tocado com ele, que é uma referência pra mim até hoje. Isto foi uma coisa muito interessante do lado da música", finaliza.
A participação na íntegra de Derico Sciotti no NapaCast #13 pode ser vista no player abaixo.
Em 2013 publicamos aqui no Whiplash.net um artigo falando sobre a "falta de estudo" de Ian Anderson na flauta, de acordo com as próprias palavras do músico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
O clássico lançado pelo Metallica em 1984 que revoltou os fãs: "Eles surtaram"
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
A banda de metal que Lars Ulrich disse que ninguém conseguia igualar: "Atitude e vibração"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
"Exageraram na maquiagem em nós": Chris Poland lembra fotos para álbum do Megadeth
As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
A música do Jethro Tull que teria ficado melhor com outro guitarrista, segundo Ian Anderson
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
As bandas que Steve Howe recusou antes de se juntar ao Yes
O integrante mais talentoso do Genesis, segundo o polêmico Ian Anderson
Jethro Tull: porque Ian Anderson prefere John Lennon a Paul McCartney?
Jethro Tull: solo de "Aqualung" quase foi ferrado por causa do Jimmy Page


