Quando Derico, do Programa do Jô, descobriu que Ian Anderson tocava tudo errado
Por Bruce William
Postado em 09 de agosto de 2022
Neste corte do episódio 13 do NapaCast, com a participação de Derico Sciotti, conhecido como "Assessor de assuntos aleatórios" do Programa do Jô, onde também atuava como músico, relatou o dia em que conheceu Ian Anderson, do Jethro Tull, de quem era muito fã.
Jethro Tull - Mais Novidades
"Eu, como flautista, tinha uma reverência a um cara que eu ouvi durante muito tempo e que é uma referência de como eu toco flauta, que é o Ian Anderson, flautista do Jethro Tull", começa Derico. "Eles foram lá (no programa do Jô) e eu fui conversar com o cara", conta, relatando que disse para Ian que ouvia seu trabalho fazia anos e tentava, de alguma forma, reproduzir as coisas do jeito que ele fazia.
"Daí começamos a conversar", prossegue, "A filha dele toca flauta, mas a diferença é que ela estudou, ele não. E ele fala pra mim: 'Minha filha falou que eu toco tudo errado", e eu dizia que não, imagina!", Derico se recusa a aceitar aquela autocrítica. Então Ian mostra para Derico como ele tocava, e o músico do Sexteto do Jô se viu obrigado a concordar: "caramba, você toca tudo errado mesmo!".
No fim das contas, Derico aprendeu uma lição neste dia: "Aí é que está a graça do negócio: o som que ele tira da flauta só acontece quando ele toca errado, as posições e tudo mais. Mas é uma linguagem. E eu tenho esta linguagem! Então pra mim foi simbólico ter falado e ter tocado com ele, que é uma referência pra mim até hoje. Isto foi uma coisa muito interessante do lado da música", finaliza.
A participação na íntegra de Derico Sciotti no NapaCast #13 pode ser vista no player abaixo.
Em 2013 publicamos aqui no Whiplash.net um artigo falando sobre a "falta de estudo" de Ian Anderson na flauta, de acordo com as próprias palavras do músico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
Como a juventude foi do punk ao conservadorismo? Youtuber explica
Há 40 anos, "Rádio Pirata Ao Vivo" transformava o RPM em um fenômeno sem precedentes
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Com show no Brasil, High On Fire confirma primeira turnê pela América Latina


A banda prog que atropelou um ícone do metal em um evento que virou piada
A banda de rock progressivo que o Jethro Tull transformou: "Nós somos terrivelmente chatos"
Dee Palmer, ex-tecladista do Jethro Tull, morre aos 88 anos
O disco do Jethro Tull que Ian Anderson achava que passou do ponto e ficou complicado demais
Os álbuns de prog rock que são peças obrigatórias nas coleções do gênero
Kirk Hammett diz que só ouviu Jethro Tull agora: "Perder Grammy para eles não ajudou!"
Ian Anderson, do Jethro Tull, começou a tocar flauta por causa do Eric Clapton


