Ian Anderson, do Jethro Tull, critica Mötley Crüe e Motörhead pelo uso indevido das tremas
Por Bruce William
Postado em 18 de abril de 2023
Durante conversa com a Radio Bob! da Alemanha, foi perguntado a Ian Anderson como ele gostaria que fosse pronunciado o título do novo álbum do Jethro Tull, "RökFlöte", que sai no dia 21 de abril. A transcrição é do Blabbermouth.
Jethro Tull - Mais Novidades
"Bem, eu provavelmente iria preferir ficar com a pronúncia típica do idioma alemão, que também é a pronúncia em islandês de onde eu tirei algumas das ideias do álbum, vindas da Edda Poética da antiga literatura islandesa e a primeira tentativa de escrever sobre a mitologia e as crenças do antigo mundo nórdico de paganismo, aventura e assim por diante", começa Ian.
"Assim, antes de começar a trabalhar no disco, eu tinha o título provisório de Rock Flute, em inglês, pois pensava: 'Vou fazer um álbum de rock com bastante flauta'" revela Ian. Mas durante o processo ele teve uma ideia: "Decidi que talvez o título não devesse ser Rock mas sim 'Rök', que em islandês antigo significa 'destino', enquanto 'Flöte' é a pronúncia e ortografia de flauta em alemão e outros idiomas germânicos, que é o instrumento que eu toco".
Ian prossegue relatando os detalhes das pesquisas que fez sobre as grafias e como o título implicou em uma série de analogias que ele adequou para que a temática do trabalho ficasse dentro do conceito do nome. E, ao final, ele faz uma pequena provocação: "As tremas estão ali por serem a foram correta de grafia, já que o título segue a regra gramatical, ao contrário da apropriação indevida da trema de, por exemplo, Mötley Crüe ou Motörhead, que usam isto para fazer você rir ou ficar com raiva, dependendo do seu ponto de vista".
Conforme relembra o artigo do Blabbermouth, Lemmy contou em uma ocasião que ele teve a ideia da trema no nome do Motörhead por causa de seus amigos do Blue Öyster Cult, mas admitiu que ela está ali, na verdade, "pra parecer mau". Já as tremas do Mötley Crüe teriam vindo de uma marca de cervejas, a Löwenbräu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Nergal recebe box do Sepultura de Jairo Guedz e fica admirado com seu conteúdo
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Gabriela Abud anuncia saída da banda Nervosa
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
Amazon com ofertas em vinil, CDs, celulares, acessórios e outros com até 62% de desconto
A música épica que tem uma das melhores melodias do Dream Theater, segundo o Loudwire
Ted Nugent explica a bronca dele com a entrada de Joan Jett no Hall da Fama do Rock
Gene Simmons relembra filme do Kiss; "A gente não tinha a menor ideia do que estava fazendo"
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell

Ex-Jethro Tull, Martin Barre não se considera um guitarrista subestimado
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O curioso conselho que Ian Anderson deu para novo guitarrista do Jethro Tull
Ian Anderson (Jethro Tull) volta a citar brasileiros como público desrespeitoso em shows
Rain List: Músicas para um dia de chuva


