A música do Rush que a própria banda considerava "uma das piores"
Por André Garcia
Postado em 28 de setembro de 2022
O Rush começou fazendo um som bastante inspirado em bandas como Led Zeppelin e Cream em seus primeiros álbuns: "Rush" (1974) e "Fly By Night" (1975). Logo após, o trio embarcou no rock progressivo, primeiro fracassando comercialmente com "Caress of Steel"(1975) e depois se recuperando em grande estilo com a trinca "2112" (1976), "Farewell to Kings" (1977) e "Hemispheres" (1978).
Foi nessa época que Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart mostraram e comprovaram seu primor técnico com faixas longas e complexas como "2112", "Xanadu" e "La Villa Strangiato". No entanto, nem só de obras-primas viveu o trio canadense, que ao longo das décadas também já pisou algumas vezes na bola. Conforme publicado pela Far Out Magazine, uma prova disso é "Tai Shan", considerada pelos próprios integrantes uma das piores músicas do Rush.
"É só uma daquelas musicas em que Alex [Lifeson] e eu gostamos de tirar um sarro", disse Lee em uma sessão de perguntas e respostas no Reddit. "Na hora que eu estava cantando ela, eu não estava nos meus melhores momentos [risos]. Como era uma música tão pessoal para Neil [Peart] e foi um grande momento para mim, Alex e eu tivemos dificuldade para nos identificarmos com ela. E caras em bandas realmente precisam de toda munição possível para tirar sarro um com o outro. Foi meio que isso que deu em 'Tai Shan'."
O guitarrista Alex Lifeson foi mais impiedoso que seu colega, dizendo que "'Tai Shan' é uma de nossas piores, facilmente'. O próprio Neil Peart, seu autor, não gostava dela, e a definiu como "gravação caseira de uma garrafa plástica de água batida com uma escova de dentes".
Com uma letra que fala sobre uma montanha sagrada na China, "Tai Shan" é a nona e penúltima faixa do décimo-segundo álbum do Rush, "Hold Your Fire" (1987). Mas não se deixe enganar: o álbum contém músicas muito melhores que ela, como "Force Ten", "Time Stand Still", "Prime Mover" e "Turn the Page".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps