Eric Clapton não se considera um autêntico bluesman
Por André Garcia
Postado em 16 de setembro de 2022
O blues surgiu no sul dos Estados Unidos como um lamento dos escravos nas plantações de algodão às margens do rio Mississippi. Após ganhar forma pelas mãos de guitarristas como Robert Johnson, Muddy Waters e B. B. King, o blues chegou ao seu auge de popularidade na Inglaterra — afinal de contas, foi a maior influência das bandas britânicas, como Beatles, Rolling Stones, Yardbirds e Cream.
Eric Clapton - Mais Novidades
Um dos nomes mais importantes na disseminação do gênero na Europa foi Eric Clapton, considerado por muitos um dos maiores de todos. Antes de se estabelecer em carreira solo a partir dos anos 70, ele teve passagens por bandas como Yardbirds, John Mayhall, Cream e Blind Faith.
Entretanto, como o próprio Slow Hand disse em vídeo disponível no YouTube, ele não se considera um autêntico bluesman.
"Eu ajudei, de alguma forma, os verdadeiros bluesmen a conseguirem exposição. Para mim, como me recordo agora, a ideia original era dizer 'Aí, não fui eu que comecei isso, foram eles!' Eu estou qualificado a cantar blues por conta do que aconteceu comigo... mas eu continuo acreditando que eu jamais farei isso tão bem quanto um negro!"
"Eu já tentei tocar folk, country — até mesmo jazz! —, muita música pop... mas eu faço isso [blues] melhor. E é algo que me foi dado. Por mais que eu já tenha questionado isso, lutado contra isso, teimado contra isso, [eu sigo] meu caminho e [quando vou ver] estou de volta a isso!"
No momento em que esta matéria foi escrita, Eric Clapton está encerrando sua turnê pela América do Norte ao lado do irmão de outra lenda do blues: o saudoso Stevie Ray Vaughan. A excursão será fechada com chave de ouro em duas noites no lendário Madison Square Garden, em Nova Iorque.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Fãs de Angra reagem ao anúncio de fim da pausa; "Foi um sabor hiato"
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
Dez covers que são mais ouvidos que as versões originais no Spotify
Nirvana: 20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"
A lenda da música com quem Phil Collins se recusou a trabalhar: "Não achei boas as músicas"


O maior guitarrista americano de sua geração, segundo o lendário Eric Clapton
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Zakk Wylde mostra o riff do Black Sabbath que foi "chupinhado" do Cream de Eric Clapton
Depressão: 10 músicas que devem ser evitadas
John Lennon ficou decepcionado com solo de guitarra feito por Eric Clapton em sua canção



