John Lennon e Paul McCartney não queriam ajudar George Harrison com "Taxman"
Por André Garcia
Postado em 16 de setembro de 2022
O rock pode ter nascido nos Estados Unidos nos anos 50, mas foi na Inglaterra na década seguinte que ele se desenvolveu — e em muito graças aos Beatles. John, Paul, George e Ringo conquistaram Liverpool em 1962; o Reino Unido em 1963; e a América (e o mundo) em 1964.
O núcleo criativo da banda era formado pela dupla Lennon/McCartney, que assinava a maior parte das composições. Dessa forma, inevitavelmente os demais integrantes acabaram ficando de lado, o que se tornou um problema quando George Harrison começou a compor, e foi um dos maiores motivos que o levaram a desejar sair em carreira solo.
Uma das primeiras músicas de George Harrison foi "Taxman", faixa de abertura do "Revolver" (1966). Conforme publicado pela Cheat Sheet, em entrevista de 1980 John Lennon falou sobre ela:
"Eu me lembro do dia que ele [George Harrison] me ligou para pedir ajuda com 'Taxman', uma de suas primeiras músicas. Eu joguei umas frases de efeito para ajudar na letra, porque foi o que ele pediu. Ele recorreu a mim porque não podia recorrer a Paul, porque Paul não ajudava ele naquela época. Ele disse: 'Eu não quero fazer isso.'"
"Eu pensei: 'Ah não, não me diga que vou ter que trabalhar nas coisas do George — já tenho que trabalhar nas minhas próprias e nas do Paul! Mas como eu amo ele e não queria o magoar, contrariado eu disse 'ok'. Aquilo foi John e Paul por tanto tempo, [que George] foi deixado de lado, porque ele não tinha sido compositor até então. Como cantor, nós o permitíamos apenas uma música em cada disco."
Com uma crítica ácida ao sistema tributário inglês, "Taxman" foi a primeira música de protesto dos Beatles. Curiosamente, embora tenha sido composta pelo guitarrista solo da banda, quem toca seu solo é, na verdade, Paul McCartney. Na época não fez muito sucesso, mas com o passar dos anos se tornou uma das mais queridas pelos fãs do lado mais roqueiro da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps