John Lennon e Paul McCartney não queriam ajudar George Harrison com "Taxman"
Por André Garcia
Postado em 16 de setembro de 2022
O rock pode ter nascido nos Estados Unidos nos anos 50, mas foi na Inglaterra na década seguinte que ele se desenvolveu — e em muito graças aos Beatles. John, Paul, George e Ringo conquistaram Liverpool em 1962; o Reino Unido em 1963; e a América (e o mundo) em 1964.
Beatles - Mais Novidades
O núcleo criativo da banda era formado pela dupla Lennon/McCartney, que assinava a maior parte das composições. Dessa forma, inevitavelmente os demais integrantes acabaram ficando de lado, o que se tornou um problema quando George Harrison começou a compor, e foi um dos maiores motivos que o levaram a desejar sair em carreira solo.
Uma das primeiras músicas de George Harrison foi "Taxman", faixa de abertura do "Revolver" (1966). Conforme publicado pela Cheat Sheet, em entrevista de 1980 John Lennon falou sobre ela:
"Eu me lembro do dia que ele [George Harrison] me ligou para pedir ajuda com 'Taxman', uma de suas primeiras músicas. Eu joguei umas frases de efeito para ajudar na letra, porque foi o que ele pediu. Ele recorreu a mim porque não podia recorrer a Paul, porque Paul não ajudava ele naquela época. Ele disse: 'Eu não quero fazer isso.'"
"Eu pensei: 'Ah não, não me diga que vou ter que trabalhar nas coisas do George — já tenho que trabalhar nas minhas próprias e nas do Paul! Mas como eu amo ele e não queria o magoar, contrariado eu disse 'ok'. Aquilo foi John e Paul por tanto tempo, [que George] foi deixado de lado, porque ele não tinha sido compositor até então. Como cantor, nós o permitíamos apenas uma música em cada disco."
Com uma crítica ácida ao sistema tributário inglês, "Taxman" foi a primeira música de protesto dos Beatles. Curiosamente, embora tenha sido composta pelo guitarrista solo da banda, quem toca seu solo é, na verdade, Paul McCartney. Na época não fez muito sucesso, mas com o passar dos anos se tornou uma das mais queridas pelos fãs do lado mais roqueiro da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"

O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
Produtor de John Lennon sentiu uma enorme culpa após o assassinato do Beatle
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A banda de rock clássico que Mike McCready comparou aos Beatles: "Maiores do que a vida"
3 hits do rock dos anos 1960 que até a Geração Z vai amar, segundo a American Songwriter
O ícone mundial da música que Paul McCartney não conheceu; "quase consegui uma ou duas vezes"
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
O álbum de John Lennon que foi tão bom quanto qualquer coisa dos Beatles, e ele sabia disso
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
Quando John Bonham explicou, de forma clara, a diferença entre Beatles e Led Zeppelin
O verdadeiro motivo da separação dos Beatles de acordo com John Lennon


