O guitarrista que o Pink Floyd queria ao invés de David Gilmour
Por Bruce William
Postado em 04 de outubro de 2022
Quem já leu algo sobre a história do Pink Floyd sabe que lá quase no final dos anos sessenta, o lendário guitarrista fundador Syd Barrett começou a sofrer de sérios transtornos mentais, o que acabou levando o grupo britânico a chamar David Gilmour para o seu lugar, e esta formação estabilizada em Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright gravaria ao longo dos próximo anos obras fundamentais na história da música.
Pink Floyd - Mais Novidades
Mas, ao que consta, Gilmour não era a primeira opção da banda. A primeira ideia que eles tiveram, conforme relatou o Far Out Magazine, foi outro conterrâneo que já estava famoso e também entraria para a história como um dos maiores guitarristas do Rock de todos os tempos: Jeff Beck.
Quem admitiu isso foi o próprio Gilmour em 2002: "Sim, isso é verdade. Mas não tenho certeza se chegaram a falar com ele, embora Richard (Wright) tenha dito que houve ao menos uma tentativa de contato. Então, certamente, eles ao menos pensaram em ligar. Sempre disseram que adorariam ter Jeff, ele é um guitarrista incrível". Gilmour sabe, entretanto, que talvez as coisas simplesmente não tivessem funcionado. "Não sei se ele seria perfeito para esse trabalho. Nunca saberemos. O fato é que a história teria sido bem diferente", diz.
Sete anos mais tarde, em 2009, novamente perguntam sobre esses rumores, e David responde basicamente a mesma coisa e também repete, com mais ênfase, que não teria dado certo: "Sim, é verdade. Antes de mim, ele provavelmente foi a única outra opção que realmente consideraram. Teria sido explosivo. Desconfio que Jeff iria embora em seis meses. Para estar em um grupo, é preciso assumir compromissos. E eu não acho que Jeff queira isso".
Em um vídeo de 2010 publicado no seu canal do youtube, onde aparece conversando com Alice Cooper, o guitarrista conta que assistiu o Pink Floyd tocando no Speakeasy de Londres. "Estava muito escuro, e eles usavam toda aquelas luzes psicodélicas, eles poderiam trocar de integrantes todo dia que ninguém iria perceber. E eu não sabia dessa história (dele ter sido cogitado para a banda) até uma semana atrás", revelou o guitarrista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse
Masters of Voices estreia turnê sul-americana; veja setlist
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
Dave Mustaine afirma que Megadeth fará anúncio "de outro mundo"
A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
CHAMA O VAR: Slash sofre tombo cinematográfico em show do Guns N' Roses
A cultuada banda de rock sulista que Eddie Van Halen detestava
O conselho que fez Marty Friedman passar a prestar mais atenção nas letras das músicas

O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O ex-colega de banda no Pink Floyd com quem David Gilmour nunca mais falou
A música do Pink Floyd que David Gilmour nunca mais vai tocar ao vivo
A música clássica do Pink Floyd que nasceu de uma trolagem feita com Rick Wright
O hit de 1969 que Robert Plant e Roger Waters concordam ser o mais poético de todos
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Pink Floyd: as brincadeiras e enigmas nas capas dos álbuns
A canção do Pink Floyd que Gilmour disse ser "ótima", mas nunca mais quer ouvir


