O guitarrista que o Pink Floyd queria ao invés de David Gilmour
Por Bruce William
Postado em 04 de outubro de 2022
Quem já leu algo sobre a história do Pink Floyd sabe que lá quase no final dos anos sessenta, o lendário guitarrista fundador Syd Barrett começou a sofrer de sérios transtornos mentais, o que acabou levando o grupo britânico a chamar David Gilmour para o seu lugar, e esta formação estabilizada em Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright gravaria ao longo dos próximo anos obras fundamentais na história da música.
Pink Floyd - Mais Novidades
Mas, ao que consta, Gilmour não era a primeira opção da banda. A primeira ideia que eles tiveram, conforme relatou o Far Out Magazine, foi outro conterrâneo que já estava famoso e também entraria para a história como um dos maiores guitarristas do Rock de todos os tempos: Jeff Beck.
Quem admitiu isso foi o próprio Gilmour em 2002: "Sim, isso é verdade. Mas não tenho certeza se chegaram a falar com ele, embora Richard (Wright) tenha dito que houve ao menos uma tentativa de contato. Então, certamente, eles ao menos pensaram em ligar. Sempre disseram que adorariam ter Jeff, ele é um guitarrista incrível". Gilmour sabe, entretanto, que talvez as coisas simplesmente não tivessem funcionado. "Não sei se ele seria perfeito para esse trabalho. Nunca saberemos. O fato é que a história teria sido bem diferente", diz.
Sete anos mais tarde, em 2009, novamente perguntam sobre esses rumores, e David responde basicamente a mesma coisa e também repete, com mais ênfase, que não teria dado certo: "Sim, é verdade. Antes de mim, ele provavelmente foi a única outra opção que realmente consideraram. Teria sido explosivo. Desconfio que Jeff iria embora em seis meses. Para estar em um grupo, é preciso assumir compromissos. E eu não acho que Jeff queira isso".
Em um vídeo de 2010 publicado no seu canal do youtube, onde aparece conversando com Alice Cooper, o guitarrista conta que assistiu o Pink Floyd tocando no Speakeasy de Londres. "Estava muito escuro, e eles usavam toda aquelas luzes psicodélicas, eles poderiam trocar de integrantes todo dia que ninguém iria perceber. E eu não sabia dessa história (dele ter sido cogitado para a banda) até uma semana atrás", revelou o guitarrista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
A banda que o Iron Maiden fez grande pressão para o Rock in Rio levar junto em 2019
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Por que Andreas Kisser ficou sem vontade de escrever no Sepultura após a saída de Eloy
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
As cinco maiores músicas do Alice in Chains de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Adrian Smith fala sobre os 50 anos do Iron Maiden; "Uma jornada incrível"
5 bandas dos anos 80 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock

Roger Waters rasga o verbo e chama vocalista do Disturbed de "pequeno pedaço de m*rda"
Pink Floyd anuncia coletânea com versão rara de "Pigs on the Wing"
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
David Gilmour: dissecando a magnífica "High Hopes"
Como a esposa de David Gilmour salvou o guitarrista das drogas e foi salva por ele


