O motivo pelo qual Ringo era "ruim", segundo George Harrison, dos Beatles
Por André Garcia
Postado em 26 de novembro de 2022
Ninguém viveu mais um paradoxo com a beatlemania que George Harrison — o beatle calado e discreto que se viu no holofote de uma das maiores celebridades de seu tempo. Além de ter composto algumas das maiores canções do século XX, como "Something" e "While My Guitar Gently Weeps", o músico foi um dos grandes difusores do hinduísmo e a cultura indiana no ocidente.
Beatles - Mais Novidades
Em vídeo disponível no YouTube, ele deu uma declaração inusitada sobre seu colega, o baterista Ringo Starr.
"[Passamos por] tantos anos amadurecendo juntos, e eu sei que Ringo é um grande baterista, mas ele é ruim [porque] ele não pratica. O que não parece importar, porque nas minhas músicas ele é muito bom: ouve a música uma vez e sabe exatamente o que tocar. É o tipo de baterista que jamais gostou dele solos, [mas que] intuitivamente sabe quando uma virada [é necessária]."
Conhecido por sua sinceridade, Harrison a seguir vestiu ele próprio a mesma carapuça.
"É a mesma coisa comigo, sabe? As pessoas me chamam de guitarrista, e em certo sentido eu realmente sou, mas eu nunca pratico. [Houve momentos em que] por anos e anos eu não botei a mão na guitarra, exceto para gravar um disco. Eu sei que eu posso ser muito bom, mas não pratico o bastante."
Beatles
Pioneiro, John Lennon formou o The Quarrymen em 1956 — ano do lançamento do álbum de estreia de Elvis Presley, considerado o marco zero do rock. Paul McCartney se juntou a ele em 58, George Harrison em 59. Depois de trocar de nome várias vezes, em 1960 a banda adotou o definitivo: The Beatles.
Em ascensão então sem precedentes, eles conquistaram Liverpool em 62, a Inglaterra em 63 e os Estados Unidos e o mundo em 64, o ano da beatlemania. Após serem apresentados à maconha por ninguém menos que Bob Dylan, em meados da década o quarteto deu uma guinada em sua carreira, se afastando das canções pop e buscando fazer algo mais maduro.
Ao abandonar os shows ao vivo em 1966 — que, cada vez mais caóticos, chegaram a colocar a vida de seus membros em risco —, os Beatles puderam se dedicar integralmente às gravações. Com álbuns como "Revolver" (1966) e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), eles atingiram seu auge criativo abusando de instrumentos exóticos, experimentações sonoras e inovadoras técnicas de gravação. Não é por acaso que o "Sgt. Pepper's…" está entre os álbuns mais vendidos de todos os tempos.
Com o "White Album" (1968), por outro lado, eles já davam sinais de crescerem em direções diferentes, perdendo a unidade e coesão. A partir dali, cada vez mais a banda ficou pequena para os quatro. Insatisfeitos, para poderem fazer o que realmente queriam, tiveram que seguir caminhos separados após a gravação de "Abbey Road" (1969). O "Let It Be" (1970) já foi lançado como um trabalho póstumo.
Apesar de ter encerrado sua trajetória há mais de meio século, os Beatles seguem conquistando a novas gerações, e até hoje permanecem entre os nomes mais populares da música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"


O álbum do Radiohead que Thom Yorke comparou aos Beatles; "podemos fazer o que quisermos"
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
O show de 1973 em que o Led Zeppelin tirou dos Beatles um recorde de 8 anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Por que o clássico "Rubber Soul", dos Beatles, recebeu esse nome estranho
John Lennon e a sua complicada relação com a fama
Quando Paul McCartney percebeu que John Lennon escrevia melhor que ele
A banda que Iggor Cavalera considera "mil vezes" mais importante que Beatles e Stones


