Irmão de Rory Gallagher relembra sua (quase) entrada para os Rolling Stones
Por André Garcia
Postado em 12 de novembro de 2022
Os Rolling Stones já estavam para lá de consolidados como a segunda potência do rock britânico (atrás apenas dos Beatles) em 1969, quando seu guitarrista e fundador Brian Jones foi encontrado morto.
Rolling Stones - Mais Novidades
Seu substituto foi Mick Taylor, então com apenas 20 anos, que ocupou o posto e gravou boa parte dos maiores álbuns da banda, como "Let it Bleed" (1969), "Sticky Fingers" (1971) e "Exile on Main St." (1972). Apesar disso, sua passagem foi breve, encerrada em 1974, quando deu lugar ao ex-The Faces Ron Wood.
Ron caiu na banda como uma luva e, demonstrando um entrosamento telepático com Keith Richards, ocupa o posto com louvor até hoje. Entretanto, sua entrada poderia jamais ter acontecido, já que Rory Gallagher passou perto de ficar com a vaga antes dele — e só não ficou porque Richards calhou de estar em coma alcoólico na hora.
Em entrevista disponível no YouTube, Dónal Gallagher, irmão de Rory, relembrou a história:
"Quando Mick Taylor saiu dos Rolling Stones a grande pergunta era quem seria o substituto. Eu já estava indo para a cama e acordei Rory, eu disse: 'Rory, você não vai acreditar, Ian Stewart está no telefone — os Rolling Stones querem você!' E ele não atendia o telefone, ele pensou [que era brincadeira] porque eu estava sempre pregando peças nele. Eu tive que o convencer até que eventualmente eles meio que tiveram uma conversa. Eles [Rolling Stones] queriam que ele fosse para Roterdão, Holanda para começar a gravar."
Ao se deparar com a relutância do irmão, Dónal interviu: "'Rory, não seja maluco!' Ele literalmente pegou um pequeno amplificador Fender e sua guitarra Stratocaster e pegou um avião sozinho para Roterdão, passou lá umas três ou quatro noites. A situação estava em aberto porque na época havia um certo desentendimento entre [Mick] Jagger e [Keith] Richards."
"Jagger via Rory como um cara muito profissional na estrada. Obviamente o admiravam, porque tentaram contratá-lo para a gravadora deles no passado. Mas as sessões começariam na casa do Keith Richards às 3 da manhã, ou algo assim. A imprensa começou a vazar histórias, os jornais europeus publicaram primeiro."
Quando o guitar hero irlandês e o vocalista dos Stones se encontraram, não conseguiram chegar a um acordo, como prosseguiu Dónal. "Rory disse para Mick Jagger: 'Como eu vou fazer? Eu tenho uma turnê para fazer no Japão, tenho que ir embora amanhã.' [Mick respondeu] 'Eu quero você, você poderia falar com Keith? Porque tem que ter o aval dele também'."
"E o pior é que Rory chegou a ir ao quarto de Keith e tentou acordar Keith, que estava em coma. Ele esperou, voltou umas horas depois, ele estava sem dormir. Rory acabou indo embora, eu encontrei ele em Londres e de lá fomos para Tóquio. Eu sempre pegava no pé dele: 'Se você tivesse me deixado resolver...' Ele dizia 'Teríamos que ter cancelado a turnê no Japão!' e eu respondia 'Você poderia muito bem ter voltado e feito uns meses depois!'"
Rory Gallagher
Reverenciado por nomes como Gary Moore e The Edge como o maior guitar hero irlandês, Rory Gallagher nasceu em 1948. Após iniciar sua carreira musical em 1963, formou o power trio Taste em 66, com o qual conquistou notoriedade. Em 1968, a banda abriu para o Cream em seu show de despedida, e em 1970 tocou no lendário Isle of Wight Festival.
Após a separação da banda, como o artista solo ele seguiu em ascensão, chegando em meados dos anos 70 a ser cotado para substituir Mick Taylor nos Rolling Stones. A partir dos anos 80, por outro lado, sua carreira entrou em declínio com as mudanças da indústria fonográfica e o blues sendo considerado antiquado.
Em 1995, passou por um transplante de fígado, no ano seguinte morrendo aos 47, por complicações do processo cirúrgico. Reverenciado por músicos como Eric Clapton e Brian May, atingiu o status de cult com o passar do tempo. Embora não tenha recebido em vida o merecido reconhecimento, hoje já vendeu mais de 30 milhões de álbuns pelo mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O único disco do Aerosmith que Slash considera ruim
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
O músico que intimidou Ritchie Blackmore ao dividir o palco com ele
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Richie Faulkner (Judas Priest) lembra período em que tocou com Lauren Harris
Savatage volta à América do Sul em 2027, diz baixista
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
O truque simples que criou o som monstruoso de guitarra de um clássico do AC/DC
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
Ghost anuncia álbum ao vivo "2 Big to Rig Original Motion Picture Soundtrack"
Baterista explica o que fez o Europe ficar mais pesado no século atual
Ozzy achava que Dio cantava bem, mas não tinha carisma
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria

Ronnie Wood fala sobre futuro dos Rolling Stones, Faces e show solo
O cantor com o trabalho mais difícil do rock, segundo Ian Anderson
Os 10 melhores riffs de Keith Richards, segundo a Far Out Magazine
Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
O país que proibiu os Rolling Stones por muitos anos por causa de Mick Jagger
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
Quando os Beatles foram ao estúdio socorrer seus concorrentes
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
Bill Wyman conta que era um "pesadelo" financeiro ser membro dos Rolling Stones
A veterana e famosa banda detestada por Keith Richards, Eric Clapton e Gene Simmons


