Em 1993, Eric Clapton definiu a formação do Cream como "um glorioso engano"
Por André Garcia
Postado em 12 de dezembro de 2022
Um dos maiores pioneiros do blues na Inglaterra, Eric Clapton foi um grande difusor do gênero fora dos Estados Unidos, e um verdadeiro ícone da guitarra elétrica. Muitos de seus fãs, incluindo este que vos escreve, consideram que o auge de sua carreira foi na segunda metade dos anos 60, mas especificamente sua passagem pelo Cream.
Eric Clapton - Mais Novidades
Conforme publicado pela Music Radar, em entrevista de 1994 para a revista britânica Guitarrist. Entre outras coisas, ele falou sobre seus dias de Cream de uma forma bem curiosa, a definindo como "um glorioso engano".
Guitarrist: As pessoas acham que você esteve no Yardbirds e o The Bluesbreakers por muito tempo, mas ambos os casos foram uma mera questão de meses…
Eu passei por aquilo tudo muito rápido. O Cream durou, tipo, um ano e meio. Mesmo com John Mayall, eu só fiquei meio [ano]. Eu era tão nada confiável, tão irresponsável… tinha vezes que eu simplesmente não aparecia nos shows. Por isso que Peter Green foi chamado para tocar com John: por que eu não estava lá. Eu estive com John no ano passado [1993] para fazer as pazes. Eu olhei para trás, todos aqueles anos, e percebi o quão errado eu agi.
Guitarrist: Qual é sua perspectiva do Cream? Devem ter sido 18 meses bem intensos.
Foi tão intenso que parece que ficamos juntos por três ou quatro anos. Meu sentimento geral sobre aquilo, agora, é que foi um glorioso engano. Eu tinha uma ideia completamente diferente do que seria a coisa quando comecei aquilo, e acabou sendo uma coisa maravilhosa. Mas nada como o que era para ter sido.
Guitarrist: Era para ter sido a sua banda, não era?
Era para ter sido um trio de blues, isso sim. Me faltava assertividade para tomar o controle. Jack e Ginger tinham personalidades poderosas, dominantes; eles meio que roubaram a cena e eu fiquei só tocando. Eu só me deixei levar, e, no final das contas, curti muito. Mas não foi nada como o que eu esperava que fosse.
Cream
Ginger Baker, Jack Bruce e Eric Clapton, que já tinham passagem por bandas como Yardbirds, John Mayall & The Bluesbreakers e Graham Bond Organisation, se cansaram de tocar em bandas dos outros. Com a formação do Cream, eles decidiram que era hora de se tornarem protagonistas de sua própria história.
Misturando blues, rock pesado e psicodelia, serviu de inspiração para nomes como Jimi Hendrix e influenciou a santíssima trindade do heavy metal: Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath. Entretanto, as constantes tensões internas entre os três não demoraram para implodir a banda.
Embora tenha durado apenas dois anos e lançado apenas três álbuns, vendeu mais de 15 milhões de cópias, sendo "Wheels of Fire" (1968) o primeiro álbum duplo a chegar a disco de platina.
Em 1993, o Cream se reuniu especialmente para sua cerimônia de introdução ao Rock and Roll Hall of Fame. A pedido de Clapton, em 2005 o trio se reuniu pela última vez para uma série de apresentações no mesmo lugar onde eles se despediram, o Royal Albert Hall.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

O músico a quem Eric Clapton sentia que devia pedido de desculpas: "Me comportei mal"
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
A música que Eric Clapton mais sofre para apresentar ao vivo; "é quase impossível tocar"
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
A música ao vivo que Eddie Van Halen chamou de "uma das melhores já gravadas"
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
A banda que fez Eric Clapton cogitar largar o Cream para tocar com eles
"Tudo que eu não queria ser": o guitarrista com quem Jeff Beck não queria ser comparado


