A cena gay no final dos anos 60 e começo dos anos 70, segundo David Bowie
Por André Garcia
Postado em 24 de fevereiro de 2023
Em 1972, Elton John e Freddie Mercury ainda demorariam anos para saírem do armário. Enquanto isso, David Bowie já sacudia a Inglaterra ao declarar publicamente, em uma entrevista para o jornal musical Melody Maker: "Sou gay e sempre fui."
David Bowie - Mais Novidades
Com a criação do personagem andrógino Ziggy Stardust, Bowie se tornou um dos primeiros e mais importantes ícones LGBT do rock. Sua postura aberta e corajosa ajudou a quebrar barreiras e a combater o preconceito, e até hoje serve de inspiração a pessoas que desejam ser o que (e como) realmente são.
Em entrevista de 1995 para a MTV, o Camaleão do Rock relembrou como era a cena gay entre o final dos anos 60 e o começo da década seguinte:
"Para mim, era muito uma questão de automaticamente buscar áreas que eu ainda não havia experimentado, e que eram tabus para a maior parte da sociedade naquela época. Eu achava o mundo gay muito atraente. As outras pessoas também estavam totalmente ligadas em coisas desconhecidas em Londres. Como a música soul. Não havia nenhum outro lugar tocando soul music em 1969, 1970, a não ser as boates gays. A música era sempre muito melhor, todo mundo parecia ótimo e havia um senso de festividade… porque aquilo ainda era praticamente um mundo clandestino underground. Era uma comunidade que ainda não tinha realmente se desenvolvido."
"Hoje a coisa é completamente diferente de quando eu era jovem. Acho que antes havia um sentimento de empolgação na ideia de explorar áreas proibidas para o resto da sociedade. Como qualquer jovem, acho que eu era muito propenso a experimentações, sexuais e filosóficas — eu era budista na terça, e lia Nietzsche na sexta, sabe? Acredito que a maior parte da minha vida foi assim, interessado em coisas que não interessavam ao resto da sociedade. Eu simplesmente queria experimentar de tudo; era esteticamente promíscuo."
A fase Ziggy Stardust de David Bowie não foi apenas uma transformação musical e estética, mas também teve um papel importante na luta pelos direitos LGBT e no combate à homofobia. Ao se apresentar como Ziggy, um personagem andrógino e extravagante, Bowie desafiou as noções convencionais de gênero e sexualidade, tornando-se um ícone para muitas pessoas que se sentiam marginalizadas ou discriminadas por sua orientação sexual ou sua identidade de gênero.
Embora jamais tenha levado a coisa para o lado da militância para não comprometer seu lado artístico, Bowie até hoje inspira a muitos artistas e ativistas — bem como qualquer um que se sinta um alienígena no mundo a seu redor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
Dave Grohl não acreditava no potencial de "Smells Like Teen Spirit"
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Rob Halford explica o que o fez regravar vocais de ao vivo do Judas Priest em estúdio
A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
Guitarrista defende opção do Twisted Sister por Sebastian Bach
A gafe cultural que Edu Falaschi quase pôs em "Eldorado": "Símbolo de traição"
O clássico do Queen que melhor representa a banda, segundo Brian May

A excêntrica melhor maneira de começar a ouvir David Bowie, segundo Regis Tadeu
A banda "fantástica" que David Bowie temia que fosse esquecida pelo público
O dia que David Bowie pagou Robert Fripp para tocar guitarra como Ritchie Blackmore
Guitarrista fala sobre influência de Queen e David Bowie no Def Leppard
O rockstar que Noel Gallagher idolatra, mas não se lembra de quando conheceu
5 versões cover tão ruins que te fazem odiar a versão original, segundo a Far Out
Como Regis Tadeu conseguiu de Slash uma revelação inédita sobre David Bowie
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Glenn Hughes passou uma noite com esposa de David Bowie e ficou na bad
Góticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80


