A balada "anti-romântica" que salvou o U2, segundo The Edge
Por André Garcia
Postado em 27 de abril de 2023
Em 1989, o U2 passava por um momento curioso de sua trajetória: a banda estava no topo do topo, mas seus membros já não aguentavam mais fazer parte dela. Inspirados pelo que tinha feito David Bowie na década anterior, eles abandonaram tudo e foram para Berlin com Brian Eno para gravar algo totalmente diferente. Praticamente formaram outra banda mantendo o mesmo nome.
U2 - Mais Novidades
Decididos a fazer seu trabalho mais experimental e vanguardista, no estúdio só existia uma regra: tudo que lembrasse o U2 deveria ser imediatamente descartado. O resultado disso foi "Achtung Baby" (1991) — uma obra fundamental para a consolidação da mistura entre rock e música eletrônica, como um elo entre New Order e Radiohead.
O maior hit do álbum foi "One", uma tocante balada com uma das mais memoráveis interpretações de Bono. No entanto, seu autor, o guitarrista The Egde, discorda que se trate de uma música romântica. Mais que isso, como ele contou à Q Magazine, ela está mais para uma canção "anti-romântica".
"Não é aquela velha ideia hippie de 'vamos todos viver juntos'. É um conceito muito mais punk rock — é anti-romântico 'Nós somos um só, mas não somos iguais; nós temos que carregar um ao outro'. É um lembrete de que não temos escolha. Não é: 'Vamos lá, pessoal, bora pular esse muro'. Querendo ou não, a única maneira de sair daqui é se eu te ajudar a subir no muro, e você me puxar depois".
Na mesma entrevista, o guitar hero irlandês contou que aquela música foi crescendo durante a produção do álbum. Mais que um hit, "One" acabou salvando o disco, por ter marcado uma virada de chave, por ter sido o momento em que as inicialmente frustrantes gravações engrenou: "Foi uma música providencial para a gravação do álbum, o primeiro destaque no que vinha sendo um conjunto de sessões extremamente difícil."
Sétimo álbum de estúdio do U2, "Achtung Baby" marcou a mais brusca guinada estética e sonora de sua carreira, e norteou tudo que a banda viria a fazer nos anos 90. Apesar do choque inicial, os fãs abraçaram aquela nova proposta, assim como os críticos, que aclamaram o trabalho com uma obra-prima. Com hits como "One", "Mysterious Ways" e "The Fly", vendeu 18 milhões de cópias e faturou o prêmio de melhor álbum do ano tanto do Grammy quanto da Rolling Stone.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Baterista explica o que fez o Winger agendar novos shows em 2026
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Bruno Sutter se pronuncia pela primeira vez sobre fim do namoro com Nyvi Estephan
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire


O gênero que revolucionou o rock, mas The Edge achava insuportavelmente tedioso
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
São Paulo pode ter mega show como Copacabana; Stones, U2 e Foo Fighters são cotados
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock
Bono aponta aquela que considera "possivelmente a maior canção do U2"


