A balada "anti-romântica" que salvou o U2, segundo The Edge
Por André Garcia
Postado em 27 de abril de 2023
Em 1989, o U2 passava por um momento curioso de sua trajetória: a banda estava no topo do topo, mas seus membros já não aguentavam mais fazer parte dela. Inspirados pelo que tinha feito David Bowie na década anterior, eles abandonaram tudo e foram para Berlin com Brian Eno para gravar algo totalmente diferente. Praticamente formaram outra banda mantendo o mesmo nome.
U2 - Mais Novidades
Decididos a fazer seu trabalho mais experimental e vanguardista, no estúdio só existia uma regra: tudo que lembrasse o U2 deveria ser imediatamente descartado. O resultado disso foi "Achtung Baby" (1991) — uma obra fundamental para a consolidação da mistura entre rock e música eletrônica, como um elo entre New Order e Radiohead.
O maior hit do álbum foi "One", uma tocante balada com uma das mais memoráveis interpretações de Bono. No entanto, seu autor, o guitarrista The Egde, discorda que se trate de uma música romântica. Mais que isso, como ele contou à Q Magazine, ela está mais para uma canção "anti-romântica".
"Não é aquela velha ideia hippie de 'vamos todos viver juntos'. É um conceito muito mais punk rock — é anti-romântico 'Nós somos um só, mas não somos iguais; nós temos que carregar um ao outro'. É um lembrete de que não temos escolha. Não é: 'Vamos lá, pessoal, bora pular esse muro'. Querendo ou não, a única maneira de sair daqui é se eu te ajudar a subir no muro, e você me puxar depois".
Na mesma entrevista, o guitar hero irlandês contou que aquela música foi crescendo durante a produção do álbum. Mais que um hit, "One" acabou salvando o disco, por ter marcado uma virada de chave, por ter sido o momento em que as inicialmente frustrantes gravações engrenou: "Foi uma música providencial para a gravação do álbum, o primeiro destaque no que vinha sendo um conjunto de sessões extremamente difícil."
Sétimo álbum de estúdio do U2, "Achtung Baby" marcou a mais brusca guinada estética e sonora de sua carreira, e norteou tudo que a banda viria a fazer nos anos 90. Apesar do choque inicial, os fãs abraçaram aquela nova proposta, assim como os críticos, que aclamaram o trabalho com uma obra-prima. Com hits como "One", "Mysterious Ways" e "The Fly", vendeu 18 milhões de cópias e faturou o prêmio de melhor álbum do ano tanto do Grammy quanto da Rolling Stone.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"


Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
A banda que Robert Smith ignorou conselho da esposa e detonou: "É um completo idiota"
Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
3 hits que mostram quando o rock dos anos 80 deixou de ser rebelde e ficou mais maduro
O clássico dos anos 1970 que Bono, do U2, achava que fosse uma oração
A banda "rival" do U2 que Bono admitiu ter inveja; "Eles eram incríveis"


