Jason Newsted conta o que ele tinha como baixista que faltava a Cliff Burton
Por André Garcia
Postado em 27 de abril de 2023
Segundo Jason Newsted, sua entrada no Metallica ofereceu à sonoridade da banda um baixo mais preciso e definido. O motivo é o fato de que ele tocava com palheta, enquanto Cliff Burton tocava com os dedos.
Metallica - Mais Novidades
Desde sempre, quando Newsted dá entrevista, é difícil evitar que em algum momento sua passagem pelo Metallica (de 1986 a 2001) entre em pauta. E não foi diferente com a Guitar World, para a qual ele recentemente comentou sobre como tocar com palheta o diferenciou de ser antecessor.
"Sempre [toquei baixo com palheta]. Quando comecei, era a maneira mais confortável de tocar, então ficou assim. Só que, ao longo do caminho, as pessoas me incomodavam com isso 'Quando você vai virar um baixista de verdade?' Eu até posso tocar com os dedos, mas se eu não tivesse aprendido a tocar com uma palheta, acho que meu jeito de tocar não teria sido tão decisivo (ou eficaz) para o Metallica."
"[Cliff Burton tocava com os dedos], e ele foi um músico fora de série, que tinha um som grave grandioso ao vivo. Sem contar que era um baita solista — era sua especialidade. Com todo o respeito a Cliff, acredito que meu estilo de tocar com palheta trouxe uma nova precisão e força ao Metallica. O som de Cliff não era muito definido, principalmente na parte mais baixa do braço. Conforme fui melhorando minha técnica de palhetada, o Metallica foi ficando uma banda mais coesa: tanto nas notas graves quanto nas agudas", concluiu.
No mundo do rock, uma das situações mais complicadas que um músico pode passar é substituir alguém icônico e muito querido pelos fãs. E poucos sofreram mais na pele que isso do que Jason Newsted, que, para piorar, ainda era constantemente humilhado pelos próprios colegas de banda. Apesar dos pesares, ele esteve com o Metallica nos bons momentos, como o sucesso estratosférico do "Black Album" (1991); e nos maus momentos, como o fiasco da dobradinha "Load" (1996) e "Reload" (1997).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
Gary Holt pensa em deixar material inédito do Exodus para trabalhos póstumos
The Rasmus anuncia turnê latino-americana com show no Brasil
O álbum do Aerosmith que deveria marcar um retorno importante, mas deixou a desejar
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno

A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
"É um álbum maravilhoso": membro do Apocalyptica defende qualidade de "St. Anger"
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Jason Newsted está ansioso pela temporada do Metallica no The Sphere
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
Coração de James Hetfield dispara quando ele ouve introdução dos shows do Metallica
O álbum do Metallica que "reação foi mais cruel do que o esperado", segundo Lars Ulrich
A característica que faz James Hetfield ser um bom frontman, segundo Jerry Cantrell
O grande vocalista que recusou o Metallica e preferiu ficar na sua banda


