A música da Legião Urbana com letra bíblica onde Renato Russo abordava sua sexualidade
Por Bruce William
Postado em 17 de maio de 2023
Neste vídeo, o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore fala sobre algumas das "mensagens cifradas" de Renato Russo nas letras das músicas da Legião Urbana, conforme ele revelou no livro "Letras, Músicas e Outras Conversas" do Leoni, ex-baixista do Kid Abelha.
Legião Urbana - Mais Novidades
Uma das músicas abordadas no vídeo é "Daniel na cova dos leões", que está no "Dois", lançado pela Legião Urbana em 1986. Júlio destaca que, embora a frase "Aquele gosto amargo do teu corpo/ Ficou na minha boca por mais tempo" seja geralmente associado ao uso de cocaína, frases como "Teu corpo é meu espelho, em ti navego" mostram que não era esse o caso.
Júlio explica que "Daniel na cova dos leões" é o sexto capítulo do Livro de Daniel, que faz parte do Antigo Testamento na Bíblia. Conforme o wikipedia: "O capítulo é uma narrativa de uma trama causada por oficiais do Império Aquemênida, no reinado de Dario, o Medo, que por um decreto real, no qual, não era permitido a adoração a nenhum Deus, senão, somente ao rei. Quem desobedecesse este decreto seria jogada na cova dos leões. Daniel, mesmo amigo do rei Dario, é pego em oração ao Deus de Israel, e portanto, jogado em uma cova com leões famintos; no entanto ele acaba escapando milagrosamente de ser devorado por estes leões".
Porém Renato revelou para Leoni a relação entre a história desse conto bíblico e a mensagem que ele quer passar na letra, e Júlio exibe no vídeo: "É a situação da pessoa encurralada que tem que provar alguma coisa. É sobre ter que lidar com uma sexualidade que não é aceita. Tem aquelas imagens de ser barco a motor e usar remo. Aquilo é realmente obscuro, queria falar mais claro, mas ainda não tinha coragem ou a integridade como artista ou mesmo a técnica para falar claramente. É toda uma linguagem cifrada".
Júlio então questiona por que Renato decidiu usar um trecho da Bíblia, e exibe outra fala de Renato no livro, que para ele comprova que o cantor usou de uma certa "malandragem": "Não é que eu seja religioso, mas usar termos bíblicos, números, mitos antigos, mexe muito com as pessoas"
O vídeo completo de Júlio Ettore falando sobre os códigos das letras de Renato Russo pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps