Uma curiosa possível origem do nome artístico de Renato Russo
Por Bruce William
Postado em 04 de junho de 2023
Fê Lemos e Renato foram fundadores do Aborto Elétrico, juntamente com o guitarrista André Pretorius. A banda acabou se separando devido a frequentes desentendimentos entre os dois.
Legião Urbana - Mais Novidades
É consenso entre estudiosos e biógrafos de Renato Manfredini Júnior que seu nome artístico surgiu em homenagem a três personalidades da história: "Renato adotou o sobrenome Russo em homenagem ao iluminista suíço Jean-Jacques Rousseau, ao filósofo inglês Bertrand Russell e ao pintor francês Henri Rousseau", diz Chris Fuscaldo no livro "Discobiografia Legionária".
Mas neste corte da Live realizada pelo Amplifica diretamente do João Rock 2023, apresentado por Rafael Bittencourt, Fê Lemos, baixista do Capital Inicial, apresenta uma teoria um tanto quanto curiosa, quando fala sobre os primórdios do BRock: "Cheguei em Brasília com um monte de disco de punk rock, minha família morou na Inglaterra em 1977, eu tinha 15 anos de idade e foi quando conheci o punk rock. A família voltou para o Brasil em 1978, eu conheci o Renato Russo, na época ele não era Russo, era o Manfredini Jr..."
Fê Lemos e Renato Russo foram fundadores do Aborto Elétrico, juntamente com o guitarrista André Pretorius. A banda esteve ativa entre 1978 a 1981 e acabou se separando devido a frequentes desentendimentos entre Fê e Renato. Depois disso, Renato Russo fundou a banda Legião Urbana, enquanto Fê Lemos juntou-se ao recém formado Capital Inicial.
Rafael pergunta se o Russo é apelido, e Fê explica: "Russo foi um nome artístico que ele deu pra si mesmo no primeiro ano do Aborto Elétrico". Fê explica que Renato dizia que Manfredini não era nome de rockstar e citava o caso de Bob Dylan, cujo sobrenome é Zimmerman. "Eu acho que o Renato pegou o nome daquele cantor grego, Demis Roussos, aquele grandão!". Rafael ri, e Fê complementa: "Eu acho, mas vai saber, né?".
Fê está se referindo a Demis Roussos, cantor grego que foi vocalista fundador do Aphrodite's Child, mítico grupo de rock progressivo grego que contava também com o tecladista Vangelis, e que depois manteve uma carreira solo mais voltada para a música pop e que foi extremamente bem sucedida, inclusive aqui no Brasil, onde se diz que ele lotou o Maracanã com 150 mil pessoas lá nos anos setenta.
A Live completa do Amplifica no João Rock pode ser vista no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps