Rick Wakeman comenta suas músicas favoritas do Pink Floyd, Deep Purple, Rolling Stones
Por André Garcia
Postado em 30 de julho de 2023
Um dos maiores tecladistas do rock progressivo, Rick Wakeman entrou para a história da música britânica com o Yes, nos anos 70. Ele comentou algumas de suas músicas preferidas da década.
Wakeman trabalhou como músico de estúdio entre o final dos anos 60 e o começo da década seguinte. David Bowie, Lou Reed e Elton John estão entre os nomes a quem ele já prestou seus serviços. A seguir, se consagrou mundialmente no Yes em sua era de ouro, com as obras-primas "Fragile" (1971) e "Close to the Edge" (1972).
No ano passado ele comentou à Classic Rock suas músicas preferidas de algumas da maiores bandas daquela época.
De lenda para lenda
Another Brick In The Wall (Pink Floyd)
"Quando eu morava na Suíça, tinha um pub maravilhoso em Montreux chamado The White Horse. Todos os músicos que trabalhavam no estúdio do Queen, o Mountain Studios, viviam lá. Era um lugar fenomenal. Muito animado, em todos os sentidos. Tinha uma jukebox lá que foi onde ouvi 'Another Brick In The Wall' pela primeira vez. Botei para tocar várias vezes seguidas esperando reclamações das pessoas — ninguém reclamou. Todo mundo adorou. É bem diferente do que se espera do Pink Floyd."
Black Night (Deep Purple)
"Um solo fenomenal de Jon Lord. Ele não era lá muito fã de sintetizadores, mas adorava seu órgão [hammond] e piano elétrico. Ele criou uma série de efeitos diferentes de guitarra e construiu um longo cabo que ia do amplificador para seus gabinetes, para criar um som de órgão distinto que se destacasse no solo. Sendo grandes amigos, discutimos isso longamente e o Jon dizia: "Eu queria ver o que eu poderia fazer com o instrumento em vez de fazer apenas o que ele fazia". Ele continuou fazendo isso até o dia em que faleceu. Um verdadeiro gênio."
Brown Sugar (Rolling Stones)
"A única coisa que todo jovem tocando música em seu quarto quer ouvir é os pais gritando 'Desliga esse barulho infernal!' escada acima. É o selo de aprovação. A música é a primeira coisa que qualquer jovem possui: os pais escolhem suas roupas, escola, o que eles fazem, comem, onde vão, mas a música é deles. Deve ter havido milhões de pais que gritaram 'Desliguem esse barulho infernal' enquanto os Stones tocavam em toca-discos portáteis e os jovens batiam palmas em seus quartos pensando 'Sim! Obrigado!'. 'Brown Sugar' captura esse sentimento."
Rick Wakeman relembra coma alcoólico coletivo em estúdio com o Black Sabbath
Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, em 1973, o Sabbath e o Yes estavam gravando em salas opostas no mesmo estúdio. Tudo começou quando Ozzy teve a ideia de acrescentar teclados em algumas faixas, e foi até Rick pedir para ele quebrar um galho.
"Ozzy me disse", relembrou o tecladista, 'Tenho umas coisas que precisam ser feitas no teclado nesse álbum'. Aquilo era muito incomum para um álbum de metal na época — hoje é comum feito capim. Mas ele me perguntou 'Tem como você vir fazer isso para nós?' Eu respondi 'Sim, eu faço para vocês, sem problema.'"
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