Rick Wakeman relembra coma alcoólico coletivo em estúdio com o Black Sabbath
Por André Garcia
Postado em 10 de maio de 2023
Em 1973, Rick Wakeman fez uma participação especial no álbum "Sabbath Bloody Sabbath", do Black Sabbath. Ao entrar no estúdio, no entanto, a primeira coisa que ele viu foi os quatro desmaiados.
Black Sabbath - Mais Novidades
Antes de se tornar mundialmente conhecido por seu genial trabalho como tecladista do Yes, Rick Wakeman era músico de estúdio. Entre os nomes a quem ele prestou serviço entre o final dos anos 60 e o começo da década seguinte estão David Bowie, T. Rex e Elton John.
Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, em recente entrevista para o The Metal Voice, o lendário tecladista respondeu a perguntas de fãs — entre elas, sobre sua participação no álbum "Sabbath Bloody Sabbath". Em 1973, o Sabbath e o Yes estavam gravando em salas opostas no mesmo estúdio. Ozzy teve a ideia de acrescentar teclados em algumas faixas, e foi até Rick pedir para ele quebrar um galho.
"Ozzy me disse: 'Eu tenho umas coisas que precisam ser feitas no teclado nesse álbum'. Aquilo era muito incomum para um álbum de metal na época — hoje é comum feito capim. Mas ele me perguntou 'Tem como você vir fazer isso para nós?' Eu respondi 'Sim, eu faço para vocês, sem problema.'"
Eles marcaram a sessão para meia-noite, após o Yes encerrar o expediente. Só que o Sabbath na época já estava enfiando o pé na jaca com força, e transformou o estúdio em um verdadeiro bar 24 horas por dia. O resultado não poderia ser diferente:
"Eu cheguei no estúdio e eles estavam todos jogados, desmaiados um em cima do outro (e eu não estava muito longe daquilo). A única pessoa mais sóbria era o operador de fita: um garoto que estava apavorado. Ele me disse: 'Eu configurei a parte que eles querem que você toque... Ozzy disse que você saberia o que tocar'. Eu respondi: 'Não faço ideia [do que vou tocar]!'"
"'Espero que funcione', pensava Rick enquanto tocava, "e se não funcionar, tenho certeza de que eles vão me falar, aí eu gravo de novo.' Naquele momento, Ozzy abriu os olhos, se aproximou e disse 'Brilhante pra c*ralho!' — depois desmaiou de novo."
Adam Wakeman, filho de Rick, tocou guitarra base e teclado com Ozzy como músico de apoio em 2004, e em 2010, no álbum "Scream" foi efetivado como membro da banda. Certa vez, ao precisar tocar a faixa gravada pelo pai, recorreu a ele para aprender os teclados: "Ozzy quer tocar umas faixas do álbum 'Sabbath Bloody Sabbath', [entre elas a] que você tocou. Me ensina o que você fez?"
O Wakeman pai, no entanto, não fazia a menor ideia do que tinha tocado naquele disco: "Se vira... Quando você descobrir, me ensina!"
Quinto álbum do Black Sabbath, "Sabbath Bloody Sabbath" foi lançado em 1973. Do que Rick Wakeman tocou, entrou na versão final piano e minimoog na faixa "Sabbra Cadabra". O álbum que o Yes gravava ao mesmo tempo foi o "Tales from Topographic Oceans" — álbum duplo com apenas quatro faixas (cada uma ocupando todo um lado do disco).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história


Tony Iommi era a única pessoa de quem Ozzy aceitava broncas, revela filho
A curiosa reação do pai de Ozzy Osbourne ao ouvir o primeiro disco do Black Sabbath
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Zakk Wylde acredita que tecnologia poderia ter arruinado discos clássicos
Cinco músicas lançadas há mais de 50 anos que continuam fazendo sucesso
A música do Black Sabbath favorita de Frank Zappa; "Esse cara está tirando com a minha cara"


