Como a formação que gravou "Heaven And Hell" foi para o espaço, segundo Geezer Butler
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de julho de 2023
Creditada por muitos como a criadora do Heavy Metal, a lendária banda inglesa Black Sabbath lançou discos emblemáticos com sua formação clássica, que contava com o vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward.
Black Sabbath - Mais Novidades
A escalação clássica do Sabbath se desfez em 1979, quando Ozzy foi demitido por conta de seus problemas relacionados ao abuso de álcool e demais substâncias. Para o lugar de Ozzy, Iommi recrutou o icônico Ronnie James Dio, vocalista com passagens pelos grupos ELF e Rainbow.
O primeiro disco do Black Sabbath com Ronnie James Dio nos vocais é o excelente "Heaven And Hell", que apresenta grandes clássicos e é visto como uma espécie de renascimento do quarteto.
A formação que gravou "Heaven And Hell" reunia talento e muita experiência, mistura que poderia dar certo. Porém, Bill Ward saiu da banda no mesmo ano que o disco foi lançado e Ronnie James Dio pulou fora em 1982, após ter gravado o álbum de estúdio "Mob Rules" (1982) e o ao vivo "Live Evil" (1982).
Geezer Butler falou sobre a formação responsável por "Heaven And Hell" durante entrevista concedida à Classic Rock. O baixista enumerou os fatos que causaram os conflitos entre os membros que faziam parte do Black Sabbath na época.
"Você realmente não conhece alguém até sair em turnê com essa pessoa. É ótimo ver alguém de vez em quando, jantar e esse tipo de coisa. Na verdade, com ‘Heaven And Hell’, tanto o álbum quanto a turnê foram brilhantes. Foi o nosso maior disco desde ‘Sabotage’. Mas Ronnie teve a ideia de que era culpa dele, e que ele reviveu o Sabbath – e ele não hesitou em nos falar sobre isso", relembrou Geezer.
Dio queria ganhar royalties por cantar músicas gravadas por Ozzy
Segundo Geezer, Dio passou a reclamar dos solos de Tony Iommi. Não contente, o vocalista também queria ganhar dinheiro por cantar músicas que foram gravadas por Ozzy Osbourne.
"Ele começou a reclamar para mim sobre Tony tocar muito alto e como seus solos eram longos. Eu costumava dizer a ele: ‘Bem, vá falar com Tony sobre isso, não comigo’. No fim das contas, cansei de ficar no meio dos dois. Então, um dia, Ronnie entrou e disse a Tony e a mim: ‘Se vou cantar músicas antigas do Sabbath, quero receber parte dos royalties por elas’. Tony e eu dissemos a ele de jeito nenhum. Isso foi o fim de tudo."
Apesar de todas as divergências, uma década depois de sair do Black Sabbath, Ronnie James Dio voltou ao Black Sabbath, e ao lado de Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice, gravou o ótimo "Dehumanizer", lançado em 1992. A mesma formação voltou a se reunir em 2006, sob o nome Heaven & Hell. Infelizmente, o grupo acabou em 2010, com a morte de Dio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
Ex-violinista do Eluveitie relata que foi agredida por ex-parceiro; "Ele me deu um soco"
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
Turnê nacional do Left to Die sofre mudanças na agenda
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
Baixista explica atitude do Anthrax ao não mudar o setlist e manter os clássicos
Geddy Lee comenta tour que Rush fará no Brasil em 2027
Mike Patton admite que o Faith No More não volta mais
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Rush está ensaiando cerca de 40 músicas para sua próxima turnê



Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
O disco do Black Sabbath que é o preferido do jornalista Andre Barcinski
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Tony Iommi era a única pessoa de quem Ozzy aceitava broncas, revela filho
A curiosa reação do pai de Ozzy Osbourne ao ouvir o primeiro disco do Black Sabbath
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Fotos de Infância: Ozzy Osbourne
Tony Iommi e Geezer Butler não estavam a fim de fazer o último show do Black Sabbath


