A história por trás da tosse que abre um dos maiores clássicos do heavy metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de fevereiro de 2025
Composta por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), a formação clássica do Black Sabbath é responsável por alguns dos maiores clássicos do heavy metal. Um desses trabalhos é "Master of Reality", terceiro registro do influente grupo britânico.
Lançado em julho de 1971, "Master of Reality" traz em sua lista de faixas algumas das músicas mais celebradas do Black Sabbath. É o caso de "Sweet Leaf", que por sinal, abre o álbum aqui citado.
Black Sabbath - Mais Novidades
Logo no início de "Sweet Leaf", é possível ouvir alguém tossindo. Trata-se de Tony Iommi, que contou a história por trás do curioso efeito à Guitar World. Segundo o maior criador de riffs de todos os tempos, a tosse tem a ver com algo que Ozzy gostava de fazer quando era jovem.
"A tosse que abre o álbum é, na verdade, minha! Ozzy tinha fumado um baseado e eu quase morri engasgado com a maldita coisa - e eles gravaram! Eu não tinha a menor ideia de que isso acabaria entrando no disco."
Na mesma entrevista, Iommi falou sobre o processo de gravação de "Master of Reality". O guitarrista também relembrou que Bill Ward sofreu para registrar a faixa que encerra o disco.
"Durante o ‘Master of Reality’, começamos a ficar mais experimentais e a levar muito tempo para gravar. No fim das contas, acho que isso nos confundiu muito. Às vezes, penso que realmente gostaria de voltar à forma como gravamos os dois primeiros álbuns [‘Black Sabbath’ e ‘Paranoid’, ambos de 1970]. Sempre preferi simplesmente entrar no estúdio e tocar, sem passar muito tempo ensaiando ou obtendo sons.
Tentamos gravar ‘Into the Void’ em alguns estúdios diferentes porque Bill simplesmente não conseguia acertar. Sempre que isso acontecia, ele começava a acreditar que não era capaz de tocar a música. Ele dizia: ‘Para o inferno com isso - não vou fazer isso!’. Havia uma faixa como essa em cada álbum, e ‘Into the Void’ era a mais difícil de ‘Master of Reality’."
Outro grande momento presente em "Master of Reality" é "After Forever". De acordo com Bill Ward, a letra da música questiona o Cristianismo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
O clássico do rock que causou sono na plateia quando foi tocado ao vivo pela primeira vez
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
A música do Pink Floyd que David Gilmour nunca mais vai tocar ao vivo
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O padre surdo que, sem querer, descobriu a voz de Bruce Dickinson
O ex-colega de banda no Pink Floyd com quem David Gilmour nunca mais falou
Quando o Guns N' Roses conquistou o Brasil: os históricos shows do RIR que mudaram tudo
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava


Geezer Butler nunca tinha tocado baixo antes de se juntar ao Black Sabbath
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A primeira música de heavy metal que Ozzy Osbourne ouviu, segundo o próprio
Geezer Butler define o papel de cada integrante da formação clássica do Black Sabbath
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
Como Black Sabbath teve dois cantores seguidos que interpretaram Jesus Cristo?
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
Quando Geezer Butler descobriu o tamanho da influência do Black Sabbath
Geezer Butler não descarta chance de se reunir com Tony Iommi para escrever músicas inéditas
A música do Black Sabbath que, para Tony Iommi, soava como um monstro se aproximando
A atual opinião de Iommi sobre manter nome Black Sabbath após ser único membro original


