A história por trás da tosse que abre um dos maiores clássicos do heavy metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de fevereiro de 2025
Composta por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), a formação clássica do Black Sabbath é responsável por alguns dos maiores clássicos do heavy metal. Um desses trabalhos é "Master of Reality", terceiro registro do influente grupo britânico.
Lançado em julho de 1971, "Master of Reality" traz em sua lista de faixas algumas das músicas mais celebradas do Black Sabbath. É o caso de "Sweet Leaf", que por sinal, abre o álbum aqui citado.
Black Sabbath - Mais Novidades
Logo no início de "Sweet Leaf", é possível ouvir alguém tossindo. Trata-se de Tony Iommi, que contou a história por trás do curioso efeito à Guitar World. Segundo o maior criador de riffs de todos os tempos, a tosse tem a ver com algo que Ozzy gostava de fazer quando era jovem.
"A tosse que abre o álbum é, na verdade, minha! Ozzy tinha fumado um baseado e eu quase morri engasgado com a maldita coisa - e eles gravaram! Eu não tinha a menor ideia de que isso acabaria entrando no disco."
Na mesma entrevista, Iommi falou sobre o processo de gravação de "Master of Reality". O guitarrista também relembrou que Bill Ward sofreu para registrar a faixa que encerra o disco.
"Durante o ‘Master of Reality’, começamos a ficar mais experimentais e a levar muito tempo para gravar. No fim das contas, acho que isso nos confundiu muito. Às vezes, penso que realmente gostaria de voltar à forma como gravamos os dois primeiros álbuns [‘Black Sabbath’ e ‘Paranoid’, ambos de 1970]. Sempre preferi simplesmente entrar no estúdio e tocar, sem passar muito tempo ensaiando ou obtendo sons.
Tentamos gravar ‘Into the Void’ em alguns estúdios diferentes porque Bill simplesmente não conseguia acertar. Sempre que isso acontecia, ele começava a acreditar que não era capaz de tocar a música. Ele dizia: ‘Para o inferno com isso - não vou fazer isso!’. Havia uma faixa como essa em cada álbum, e ‘Into the Void’ era a mais difícil de ‘Master of Reality’."
Outro grande momento presente em "Master of Reality" é "After Forever". De acordo com Bill Ward, a letra da música questiona o Cristianismo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Megadeth toca "Ride the Lightning" pela primeira vez ao vivo
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Baixista lamenta que letras do Bad Religion ainda sejam relevantes
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Greyson Nekrutman posta performance ao vivo de "Territory", clássico do Sepultura
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
Barão Vermelho celebra reencontro histórico em turnê que percorre o Brasil em 2026

Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
A melhor música do primeiro disco de Ozzy Osbourne, segundo o Loudwire
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Zakk Wylde: "Me converti ao catolicismo para agradecer a Deus por criar o Black Sabbath"


