O cantor brasileiro que bombou no mundo e foi enquadrado por Raul Seixas no aeroporto
Por Bruce William
Postado em 04 de julho de 2023
Michael Sullivan é o nome artístico de Ivanilton de Souza Lima, cantor, compositor e produtor e um dos nomes mais conhecidos pelo público no meio daqueles artistas que cantavam em inglês nos anos setenta, de forma a se passar por um artista "gringo", por causa do imenso sucesso da canção "My Life", que ele lançou em 1975.
Michael, que junto com Paulo Massadas formaria no final dos anos setenta a dupla Sullivan & Massadas, responsável por dezenas de canções de sucessos - "Me dê motivo", "Whisky A Gogo", "Um Dia de Domingo", além de hits da Xuxa, Trem da Alegria e muitas outras - esteve conversando com Rogério Vilela, do Podcast Inteligência Ltda, onde contou que a canção "My Life" que explodiu no país depois de entrar na trilha sonora da novela "O Casarão", da Rede Globo, havia sido composta por ele a pedido da gravadora Top Tape inspirada no sucesso de Morris Albert com "Feelings". "Vim à São Paulo, fiz o arranjo e cantei a música, mas era um outro garoto que iria cantar", contou.
Aquele vocal que ele fez não seria o definitivo. Mas mostraram a música para o Boni, da Globo, e ele exigiu que ela fosse lançada daquele jeito. Mas, por questões contratuais, Ivanilton não podia lançar a canção sob seu nome, ele era integrante da banda Renato & Seus Blue Caps e tinha contrato com outra gravadora, e então foi decidido que ele escolheria um nome em inglês. "Escolhi Michael, por causa do Michael Jackson, eu era fã dele desde o Jackson Five, eu era apaixonado pelo Jackson Five, pela música black norte-americana que o Tim Maia tinha me mostrado, contou Ivanilton, revelando ainda que o sobrenome "Sullivan" ele escolheu abrindo uma lista telefônica de Nova Iorque. "A música estourou, me levou pro mundo inteiro com esse nome, e foi uma loucura. Três meses depois eu era primeiro lugar aqui e na América Latina, vendi uns cinco, dez milhões de discos, muitos discos!"
Michael conta mais adiante que conheceu Raul Seixas como produtor da CBS em 1969, e que na época ele passava por dificuldades financeiras e Raul lhe pagou muitos almoços. E em outro ponto ainda mais à frente na conversa, Michael relata outra história envolvendo Raul Seixas: "Ele saiu da CBS em 1971 e estourou 'A Mosca', né?", se referindo à "Mosca Na Sopa", lançada por Raul em 1973 no álbum "Krig-ha, Bandolo!".
"Aí foi passando o tempo, sucesso, e eu nunca mais vi o Raul. Aí, em 1976, eu estava aqui no aeroporto Congonhas, estava descendo o avião, e vi um cara parado conversando. 'Ô Ivanilton!'. Era alguém da antiga, eu já era Michael Sullivan, eu tava estourado, primeiro lugar em todas as televisões". Não demorou muito para ele perceber que quem estava gritando seu nome de batismo era o Raul, que após ser reconhecido e saudado, mandou de volta: "Ô Ivanilton, Michael Sullivan é a Puta que Pariu!!". Todos dão risadas, enquanto Michael repete e conta que Raul ficou gritando aquilo no meio do saguão do aeroporto. "Michael Sullivan é a Puta que Pariu! Porra, que invenção é essa, Ivanilton! Você agora é americano?". Michael conta que deu um abraço e um beijo no Raul, e nunca mais o viu. "Era um desencontro muito grande, porque o Raul vivia em outra..."
O vídeo com a participação de Michael Sullivan no podcast Inteligência Ltda pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps