EinsamKunst: Darkwave com instrumentos eruditos, como viola clássica e violino
Por Einsam
Postado em 25 de agosto de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em 2012, iniciou-se o projeto chamado EinsamKunst com o lançamento de sua primeira Demo, posteriormente em 2013, contendo 3 músicas.
O projeto nasceu inspirado pelas bandas Lacrimosa e Sopor Aeternus, com a ideia principal de mesclar Darkwave com instrumentos eruditos, como a Viola Clássica e o Violino.
O nome EinsamKunst tem origem alemã, sendo a junção de duas palavras: Einsam (Solidão) e Kunst (arte), podendo ser traduzido como "Arte Solitária". Esse nome faz total sentido, uma vez que o projeto conta com apenas uma integrante responsável por todos os arranjos musicais, gravação e edição das músicas.
Em 2013, lançou sua primeira Demo "Einsamkeit" contendo as músicas: "Depressiven", "Depressiven - sad rain version" e "Lacrimosa".
As músicas dessa demo são completamente instrumentais. "Depressiven" possui um ar melancólico com uma melodia lenta e triste na viola. Temos também a segunda versão, onde a mesma melodia é acompanhada por um sample de som de chuva, tornando-a ainda mais emotiva. Por último, a música "Lacrimosa", que contém uma melodia mais alegre no piano e violino, feita em homenagem à banda Lacrimosa.
Todas as músicas contêm apenas o instrumental, apesar de cada uma delas possuir o seu próprio poema na demo, refletindo sobre o sentimento que aquela melodia deseja transmitir.
Em 2014, ocorreu o lançamento do primeiro álbum de estúdio, intitulado "Depressiven". A música que dá nome ao álbum é a mesma que foi a primeira a ser composta e está presente no álbum em sua segunda versão. O álbum contém 8 músicas: "Depressiven - sad rain version", "Depressiven November", "Einsamkeit", "Dunkelheit", "Die Stimme des Dunkelheit", "Friedhof" e "Zeit und Fehler".
Esse álbum apresenta algumas músicas que representam uma novidade no Einsamkunst. Além das músicas esperadas com teclado e viola/violino, há também algumas faixas com uma batida mais eletrônica, sem perder a sua essência.
Em 2018, aconteceu o lançamento do single "Abschied" (Despedida), que contém 5 músicas: "Schmerz", "Schmerz und Lüge", "Symphonie verwirrt", "Depressiven November", "Einsamkeit" e "Friedhof". Seguindo a mesma linha do álbum anterior, o single apresenta algumas músicas já lançadas e outras novas, incluindo aquelas que foram descartadas do álbum anterior e novas versões, como é o caso de "Friedhof", que conta com a participação especial de um amigo nos vocais.
Em 2019, veio seu último trabalho até então, o single "The Eternal Darkness". Pela primeira vez, vemos um título em inglês, e este single contém apenas uma música, a própria "The Eternal Darkness". Nessa música, além de compor todos os instrumentos, a única integrante do EinsamKunst também gravou os vocais, revelando sua voz pela primeira vez.
EinsamKunst é um projeto experimental, e todas as músicas foram gravadas de forma independente em sua casa, sem muitos recursos ou o apoio de uma gravadora.
Até o momento, não houve nenhum novo lançamento. No entanto, recentemente, em sua conta do Instagram, a artista informou que "algo novo está nascendo". Portanto, em breve teremos novidades sobre o Einsamkunst.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps