A dura crítica de Maurício Kubrusly que fez Paralamas do Sucesso deslanchar na carreira
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de agosto de 2023
O jornalista Maurício Kubrusly já atuou em diversos veículos de comunicação e na década de 1980 trabalhava como crítico musical. Em entrevista ao Inteligência Ltda., Júlio Ettore, especialista em rock nacional, comentou sobre uma crítica que ele escreveu detonando os Paralamas do Sucesso e como isso ajudou a banda a impulsionar sua carreira.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
"Os Paralamas do Sucesso devem muito ao Maurício Kubrusly. Ele destruiu a banda numa crítica e isso foi uma das coisas responsáveis pelo Herbert Vianna ter mudado o direcionamento da banda. A história é interessante. Eles são híbridos em termos de origem. Brasília e Rio. Eles se conhecem em Brasília. O Herbert conheceu o Renato Russo, por exemplo. Ele tinha uma Gibson, porque o pai dele era piloto do presidente. Depois, o Herbert se mudou para o Rio e o Bi Ribeiro também foi. Se reencontraram e voltaram a tocar.
Eu não sei, eu não sei exatamente qual era o som que eles faziam naquela época. Mas eu sei que o Herbert era um cara que gostava muito de Lulu Santos. Lulu foi uma grande inspiração para ele no começo da carreira, e foi ele quem abriu as portas para que eles tocassem no Circo Voador pela primeira vez. Eles tinham influência de ska. O primeiro disco são músicas mais alegres".
E aí, o Maurício, ele era um crítico musical que escrevia para não sei se era a Folha ou o Estadão, em que ele diz o seguinte: "Eles precisam cair na real porque eles não são o The Police." E aí, ele continua dizendo o seguinte: "João Baroni não é Stewart Copeland, Bi Ribeiro não é o Sting e Herbert Vianna não é o Andy Summers".
No seu canal no YouTube, em outra ocasião, Ettore fez outros comentários sobre as críticas que os Paralamas do Sucesso sofreram no início da carreira.
"Eles tinham muita moral na Fluminense FM, que tocou músicas de ‘Cinema Mudo’. Já alguns críticos, como o Maurício Kubrusly, bateram forte na banda. Falou que foram buscar modelos já sublinhados por sucesso internacional. Já o Jornal do Brasil disse que os Paralamas são inspirados no minimalismo do The Police. Eles enfrentaram uma desconfiança por parte da crítica, que enxergavam o rock como uma moda", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Graham Bonnet Band lança "The Fifth Force Of Nature", que traz participação de Bruce Dickinson
Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
A exigência de Tom Parker que impediu Elvis de gravar um dos maiores hits da história
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Até 44% de descontos em ofertas selecionadas na Amazon de vinil, CDs, celulares e acessórios

Como críticos encaravam os Paralamas do Sucesso logo após álbum de estreia

Baterista do Linkin Park tenta tocar Paralamas e é detonado: "João Barone dá de mil nele"
O álbum que fracassou no Brasil e virou hit na América Latina com outro nome
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo


