A incrível história do hit "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim", de Herbert Vianna
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de maio de 2022
A música "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim" foi composta por Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle e gravada por Ivete Sangalo. Em entrevista ao canal Corredor 5, Valle se recordou de como surgiu a música e contou várias histórias dos bastidores dessa composição.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
"Lembro quando fiz a música ‘Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim’ com o Herbert Vianna. Quando terminamos, pensamos em quem poderia gravar. Não podia ser os Paralamas do Sucesso, eles são uma banda de pop rock, não tinha nada a ver com aquela pegada romântica. O Marcelo Castelo Branco ouviu um dia e disse que acharia um intérprete ideal. Passou um tempo, ele disse que tinha achado. Era a Ivete Sangalo. Pensei: ‘Como?’. A Ivete naquela época era uma cantora de axé. Foi uma ótima sacada dele! Era uma boa música e uma boa letra! Além de uma interpretação maravilhosa da Ivete", disse.
Segundo Paulo Sérgio Valle, sua amizade com Herbert Vianna foi fortalecida pelo fato de os dois serem pilotos de avião. A partir daí, surgiu a ideia de compor uma música juntos.
"Essa música nasceu de uma forma interessante. Eu não tinha a menor intimidade com o Herbert Vianna. Ele chegou e perguntou como estava minha tarde. Disse que estava boa. Ele falou para eu passar na casa dele e me mostrou umas músicas. A partir daí, nasceu uma amizade, que foi reforçada pelo fato de nós dois gostarmos de aviação. O pai dele é brigadeiro. Eu tinha sido piloto, então começamos a conversar sobre isso. Ele comprou um avião, eu já tinha um avião também. Começamos a voar juntos às vezes. Um dia, o Herbert virou e disse que já éramos amigos tinha tempo, mas nunca tínhamos composto nada juntos", comentou.
Em seguida, os dois passaram a trabalhar na canção na cidade de Angra e Herbert chegou apenas com a frase "Se eu não te amasse tanto assim". Valle depois desenvolveu mais a parte da letra enquanto o Paralama se dedicou mais ao instrumental.
"Um dia, eu estava no Rio e o Herbert em Angra, na casa de um amigo em comum. Ele falou para eu pegar meu avião e ir para lá. Ele disse que já tinha a ideia para nossa música. Corri para o Aeroporto e cheguei lá quase escurecendo. O Herbert estava na pista. Quando saltei do avião, ele veio e me deu um abraço falando: ‘Se eu não te amasse tanto assim!’. Fiquei tipo: ‘Que isso? Declaração de amor a essa altura?’. Aí ele explicou que era o título da nossa música. Ele só tinha essa frase por enquanto. Aí começamos a desenvolver. O que aconteceria se eu não te amasse tanto assim? Fomos nessa conversa fiada. Depois, o Herbert começou a fazer a música e eu botei a letra. Precisamos pausar a composição, porque ele saiu em turnê com os Paralamas", explicou.
Por fim, Paulo Sérgio Valle afirmou que ficou contente com o resultado e satisfeito de ter recebido os parabéns de Ivete pelo hit.
"Fiquei com uma gravação e terminei. Quando ele chegou, mostrei o que tinha feito. Aí fomos ver se dava para cantar mesmo ou era uma porcaria. Vimos que era uma música forte. A Ivete me telefonou um dia para me agradecer pela música que nós havíamos feito. Fiquei muito contente, ela vibrou, viu que a música ia estourar", concluiu.
Confira o episódio completo aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Por que "Welcome Home (Sanitarium)" é a pior faixa de "Master of Puppets", segundo site
A melhor música do controverso "Load", segundo o Heavy Consequence
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
O gênero do rock que inovou e fez sucesso, mas Angus Young nunca engoliu


Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
O hit em que Paralamas do Sucesso deixou para trás som juvenil e fez música para adulto
A gafe de Gilberto Gil que criou a rivalidade entre Titãs e Paralamas do Sucesso
1º de novembro de 1755: o dia trágico que originou um dos melhores álbuns de Metal dos anos 2010
A opinião de João Barone dos Paralamas do Sucesso sobre Aquiles Priester


