A história de "Rime Of The Ancient Mariner", clássico épico do Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de setembro de 2023
A década de 1980 foi um período mágico para a banda inglesa Iron Maiden, que lançou alguns de seus melhores álbuns no citado período. E um desses trabalhos é o magnífico "Powerslave", quinto registro de estúdio do grupo liderado pelo baixista/compositor Steve Harris. Lançado dia 3 de setembro de 1984, "Powerslave" é um dos maiores clássicos da história do Heavy Metal e apresenta algumas das melhores músicas do Maiden, como "Aces High", a faixa título e "2 Minutes To Midnight".
Outra faixa de "Powerslave" que merece destaque é "Rime Of The Ancient Mariner", música épica que tem mais de 13 minutos e foi inspirada no poema homônimo escrito por Samuel Taylor Coleridge no Século XVIII. O poema, que "marca o início da Literatura Romântica na Inglaterra, relata eventos sobrenaturais vivenciados por um marinheiro durante uma longa viagem pelo mar", segundo a descrição publicada na Wikipedia.
"Rime Of The Ancient Mariner" foi a música mais longa do Maiden até o dia 4 de setembro de 2015, quando o Maiden lançou "The Book Of Souls", álbum encerrado por "Empire Of The Clouds", música que tem 18 minutos de duração.
"Esta foi uma ideia louca do Steve", afirmou o guitarrista Adrian Smith, em matéria especial publicada no site da revista Metal Hammer, que conta a história de "Powerslave".
"Naquela época, costumávamos ir para Jersey, para gravar coisas num estúdio que alugamos como um grupo de exilados fiscais, basicamente. Era normalmente um inverno horrível, devo acrescentar. De qualquer forma, tínhamos um sistema em que cada um de nós tinha as suas ideias e depois trabalhava com quem quer que fosse para as completar. Eu costumava trabalhar com o Bruce [Dickinson, vocalista] nas letras das minhas músicas ou com o Dave [Murray, guitarrista] nas harmonias e partes de guitarra e isso. O Steve costuma trabalhar nas suas ideias sozinho e, quando estão 90% prontas, apresenta-as à banda. Essas apresentações aconteciam sempre no final do dia, na área comum principal, como um ‘mostre e conte’ na escola.
Mas quando ele apresentou ‘Mariner’, eu sabia que tínhamos de a fazer, porque nunca tinha ouvido ninguém fazer nada assim. Acho que quando a gravamos nas Bahamas ele teve de pendurar as letras do topo da parede até ao chão, era muita coisa. O Steve estava tão entusiasmado com a música que convenceu todos nós. É tão dramática, como é que se pode não gostar?", complementou o guitarrista.
Harris afirmou que quando ele e seus parceiros de banda gravaram "Rime Of The Ancient Mariner", ninguém imaginou que a música pudesse ficar tão longa em sua versão final.
"Na verdade, não sei de onde veio. Escrevi a maior parte [da música] nas Bahamas, onde gravamos o álbum. Tive uma ideia em Jersey, mas foi no Compass Point Studios que tudo aconteceu. O engraçado é que ninguém realmente pensou que duraria 13 minutos. Estávamos todos tão empenhados em fazê-la funcionar, e todos gostamos tanto que pensamos que duraria apenas oito ou nove minutos, no máximo. Quando nosso produtor Martin Birch cronometrou 13 minutos, todos nós pensamos: ‘Porra, 13 minutos?!’. E quando tocamos ao vivo, nunca parece ter 13 minutos", disse o baixista.
Caso você nunca tenha ouvido a magnífica "Rime Of The Ancient Mariner", a música pode ser ouvida via Youtube.
Histórias de Músicas - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps