A trágica história que inspirou "Stranger in a Strange Land", do Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de maio de 2025
Fatos e personagens históricos são temas frequentemente abordados nas letras de músicas escritas por grandes representantes do heavy metal. É o caso do grupo britânico Iron Maiden, que possui em seu catálogo canções sobre o Egito Antigo ("Powerslave"), conquistadores ("Alexander the Great" e "Genghis Khan"), guerras ("The Trooper") e até mesmo mitologia grega ("Flight of Icarus").
Outra música do Iron Maiden baseada em um acontecimento histórico é "Stranger in a Strange Land". Faixa de "Somewhere in Time" (1986), essa obra tem como inspiração a Expedição Franklin — uma aventura que terminou em tragédia.


Liderada pelo Capitão Sir John Franklin, a expedição Franklin contava com dois barcos e partiu da Inglaterra em 1845. Conforme a Wikipedia, o intuito da ousada excursão científica era "mapear áreas inexploradas do que hoje é uma área do Canadá, encontrar a Passagem Noroeste e fazer observações científicas".
Infelizmente, a Expedição Franklin fracassou, e todos os seus tripulantes faleceram. Um deles, chamado John Shaw Torrington, tinha 20 anos na época do incidente e foi enterrado na Ilha Beechey, localizada no Arquipélago Ártico de Nunavut, Canadá. Seu corpo foi encontrado e exumado mais de um século após o trágico fim da viagem, mais precisamente, em 1984. Por incrível que pareça, o cadáver estava em boas condições.

A história de John mexeu com Adrian Smith, guitarrista do Iron Maiden, autor de "Stranger in a Strange Land". Em 2020, ele concedeu entrevista ao site eonmusic e relembrou a criação desse momento inesquecível da carreira do Iron Maiden:
"A história estava no jornal. Era uma história muito comovente e combinava perfeitamente com o riff; esse tipo de terra desolada, essa sensação de perda de esperança, e tudo meio que se desenrola a partir daí."
Na mesma entrevista, Smith revelou que o riff de "Stranger in a Strange Land" surgiu em sua cabeça durante um momento inusitado. O guitarrista afirmou o seguinte:
"Eu estava indo fazer um tratamento de canal, e no caminho de volta meu rosto estava latejando, estava chovendo muito, e eu olhando o mar pela janela de trás do táxi… e aquele riff simplesmente surgiu na minha cabeça. Mal podia esperar pra voltar pro hotel. A gente tinha o hotel inteiro só pra gente, com o equipamento já montado e tudo mais, e eu fui direto trabalhar no riff — e a coisa toda começou ali."

Ausente dos shows do Iron Maiden por mais de duas décadas, "Stranger in a Strange Land" voltou ao setlist em 2023 e foi executada em mais de 200 apresentações da banda. Confira no player abaixo uma dessas performances.

Histórias de Músicas - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps