A instrumental do Iron Maiden que não tem solo e representa som de temido exército
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de julho de 2024
Lançado em fevereiro de 1981, "Killers" é o segundo disco de estúdio da banda britânica de Heavy Metal Iron Maiden. Sucessor do debut que leva o nome do grupo liderado pelo baixista Steve Harris, "Killers" é o primeiro álbum do Iron Maiden gravado pelo guitarrista Adrian Smith, escolhido como substituto de Dennis Stratton.
Último registro de estúdio do Iron Maiden gravado pelo vocalista Paul Di'Anno é um ótimo disco, que tem como principais destaques a faixa-título, "Murders In The Rue Morgue" e a emblemática "Wrathchild" (precedida pela curta instrumental "The Ides Of March").
Outra música interessante presente em "Killers" é a sua quinta faixa, "Genghis Khan", composição instrumental batizada com o nome de um dos homens mais temidos de todos os tempos: Temujin, conhecido como Genghis Khan, líder do Império Mongol. Falecido no ano de 1227, Genghis Khan liderou a conquista de um enorme território, que ia da China até a Europa Oriental. De acordo com matéria assinada por Tomás Mayer Petersen, publicada no site da revista Galileu, a extensão do Império Mongol atingiu 24 milhões de quilômetros quadrados.
Segundo Steve Harris, autor de "Genghis Khan", a música poderia ter letra, porém, a presença vocal poderia estragar o trabalho.
"Essa era outra música que poderia ter uma melodia vocal no topo, mas parecia boa como instrumental. Um vocal teria atrapalhado tudo", relatou o baixista e líder do Iron Maiden, em entrevista publicada pelo site Songfacts.
Na mesma entrevista, Steve Harris contou o que inspirou a criação de "Genghis Khan". O baixista também afirmou que achou melhor deixar os solos de guitarra longe da música.
"Originalmente, a música foi escrita para representar a sensação e o som do exército de Genghis Khan indo para a batalha. Foi melhor não ter nenhum solo de guitarra nessa faixa", pontuou Harris.
Embora seja uma música interessante, "Genghis Khan" não é tocada ao vivo pelo Iron Maiden há mais de 40 anos. Segundo o site Setlist.FM, a música que é o tema desta nota apareceu pela última vez em um show do grupo britânico no dia 23 de dezembro de 1981.
"Killers" foi gravado por Paul Di'Anno (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Steve Harris (baixo) e Clive Burr (bateria). O álbum pode ser ouvido via Spotify.
Histórias de Músicas - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps