O clássico absoluto do Iron Maiden que Smith e Dickinson escreveram em 20 minutos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de abril de 2024
A lendária banda inglesa Iron Maiden é uma das maiores instituições da história do Heavy Metal. Ao longo de sua brilhante e respeitável trajetória, o grupo liderado pelo obstinado baixista Steve Harris gravou músicas que se tornaram verdadeiros hinos para vários headbangers espalhados pelo Planeta Terra. Uma dessas músicas é a colossal "2 Minutes To Midnight".
Um dos maiores clássicos do Iron Maiden, "2 Minutes To Midnight" é a segunda faixa de "Powerslave", o aclamado quinto disco de estúdio do grupo (que na época, era um quinteto), lançado no dia 3 de setembro de 1984. A música foi escrita por uma dupla que se entende muito bem, formada pelo guitarrista Adrian Smith e pelo vocalista Bruce Dickinson. E de acordo com Smith, eles não levaram muito tempo para escrever o que acabou se tornando uma das obras mais populares do Maiden.
Conforme aponta matéria publicada no site da revista Classic Rock, "2 Minutes To Midnight" nasceu enquanto Adrian Smith estava tocando guitarra em um quarto de hotel. Então, Bruce bateu na porta e o resto é história.
"Eu toquei a música para ele. Ele começou a cantar, e tínhamos ‘2 Minutes To Midnight’. Nós a escrevemos em cerca de vinte minutos. Eu poderia escrever coisas como essa o dia inteiro. Mas nem sempre isso se encaixava no tipo de fantasia e terror que o Maiden tinha. Nos primeiros dias, eu precisava que Bruce me ajudasse a deixar as coisas mais parecidas com o que o Maiden queria. ‘2 Minutes To Midnight’ é um exemplo perfeito disso. Eu tinha o riff certo e Bruce tinha as palavras certas", declarou Smith.
Apesar de seu clima Rock and Roll, "2 Minutes To Midnight" é uma música cuja letra aborda um tema pesado: a guerra nuclear, ameaça que assombrou o mundo durante a Guerra Fria.
O título "2 Minutes To Midnight" (em português, "2 Minutos para a Meia-noite") faz alusão ao "Relógio do Juízo Final" (também chamado de "Relógio do Juízo Final"). O relógio simbólico é mantido desde 1947 pelo comitê da organização Boletim dos Cientistas Atômicos da Universidade de Chicago. Segundo a Wikipedia, o relógio é uma analogia e indica que a raça humana está a "minutos para a meia-noite", onde este horário representa a destruição por uma guerra nuclear.
"‘2 Minutes To Midnight’ trata de um assunto muito sangrento e algumas das letras são claramente desagradáveis. Mas é assim que deve ser, porque [a guerra nuclear] é um assunto muito desagradável", relatou Bruce.
Em 2018, Bruce havia falado sobre "2 Minutes To Midnight", durante entrevista ao Planet Rock, divulgada pelo site Songfacts.
"'2 Minutes To Midnight' foi muito bem feita com o que estava acontecendo em 1984 e com o que está acontecendo agora. Você tem todas as grandes potências vendendo armas, genocídio em todo o mundo, guerras privadas que custam a vida de milhares de pessoas - tudo isso financiado pelos Estados Unidos, por nós mesmos [o Reino Unido], pelos russos e pelos franceses."
No fim das contas, "2 Minutes To Midnight" se tornou um hit do Maiden e presença quase obrigatória nos shows do sexteto. Segundo dados publicados no site Setlist.FM, a música apareceu em 1388 shows da Donzela e é a sexta faixa que mais foi tocada nas apresentações do grupo. Nada mal para uma canção que foi escrita em menos de meia hora, não é mesmo?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps