A música "lado b" do Iron Maiden inspirada em choque de culturas e no Armagedom
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de outubro de 2024
O extenso catálogo musical da banda de Heavy Metal Iron Maiden inclui músicas que se tornaram clássicos, como "The Trooper", "The Number Of The Beast", "Wasted Years", "Run To The Hills", "2 Minutes To Midnight" e "Fear Of The Dark". A lista de obras do Maiden também reserva espaço para composições que são interessantes, mas que não alcançaram tanto sucesso. "When Two World Collide" é uma dessas músicas.
Escrita pelo vocalista Blaze Bayley, pelo guitarrista Dave Murray e pelo baixista Steve Harris, "When Two Worlds Collide" é uma das faixas de "Virtual XI", o décimo primeiro disco de estúdio do Maiden, lançado em março de 1998.
Blaze Bayley falou a respeito da história de "When Two Worlds Collide" durante uma entrevista concedida ao site Songfacts em 2014.
"Bem, ‘Two Worlds Collide’ funciona em dois níveis, na verdade. É uma metáfora, de várias maneiras, para duas culturas que se chocam. Lembro-me de ir ao Japão pela primeira vez, um país que eu sonhava em visitar. Mas tive um choque cultural. Muito parecido com a primeira vez que visitei Los Angeles, anos atrás. Fiquei chocado com a maneira de fazer as coisas, a cultura, as pessoas. Era estranho ao modo como eu havia nascido e à maioria das coisas com as quais estamos acostumados no mundo ocidental. Isso não é ruim. É apenas diferente, e você tem de se acostumar com isso.
Descobri que muitas das coisas da cultura japonesa de que não gostei na primeira vez que estive lá, na minha segunda visita foram as que mais gostei. Portanto, funciona nesse nível", disse o frontman.
Segundo Blaze, "When Two Worlds Collide" pode ser interpretada de outra maneira. E o outro significado da música é bem mais assustador que um choque cultural.
"É a colisão de dois mundos, duas culturas, e também é sobre os cometas e asteroides. Apenas uma pequena parte dos asteroides está mapeada. Agora há muito mais, mas, de fato, não há programa. Bruce Willis não pode entrar em uma nave espacial com estrelas de cinema e explodir um asteroide. Isso simplesmente não é viável no momento. Portanto, o Armagedom realmente acontecerá, porque essas coisas são muito grandes (...).
Também gosto da ideia de que as pessoas dizem: ‘Salve o mundo ou destrua o Planeta Terra’. Bem, isso não destruirá o planeta Terra. Os últimos grandes asteroides que atingiram o Planeta Terra destruíram os dinossauros e abriram caminho para os seres humanos. Portanto, isso pode destruir você, mas abrirá caminho para outra coisa. A Terra ainda estará aqui", finalizou Blaze.
"Virtual XI" foi gravado por Blaze Bayley (vocal), Dave Murray (guitarra), Janick Gers (guitarra), Steve Harris (baixo) e Nicko McBrain (bateria). Leia uma resenha do álbum na nota a seguir.
Histórias de Músicas - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps