A música do Iron Maiden inspirada em paranóia, teorias da conspiração e aquecimento global
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de outubro de 2024
"Virtual XI", décimo primeiro disco de estúdio do Iron Maiden, não é exatamente um clássico do grupo liderado pelo baixista inglês Steve Harris. Muito pelo contrário. Sucessor do pesado "The X Factor", "Virtual XI" é citado com certa frequência como o pior disco da carreira da Donzela de Ferro.
Segundo (e último) registro de estúdio do Iron Maiden gravado pelo vocalista Blaze Bayley, "Virtual XI" foi lançado em março de 1998. Alvo de muitas críticas, o apedrejado "Virtual XI" apresenta alguns momentos interessantes, caso de sua faixa de abertura, a agitada "Futureal".
Escrita por Blaze Bayley e por Steve Harris, "Futureal" é uma composição curta e direta, cuja letra aborda temas que mexem com a cabeça de muitas pessoas. Blaze falou sobre o conceito de "Futureal" durante entrevista concedida ao site Songfacts em 2014.
"Na época em que estávamos trabalhando no álbum ‘Virtual XI’, eu estava ouvindo muitas teorias da conspiração. Tenho muito interesse em física, cosmologia e vida em outros planetas (...). E esse sentimento geral de paranoia e de que as pessoas lhe dizem o que é certo, mas na verdade você não sabe. Grande parte da mídia decide o que eles acham que é digno de notícia, mas isso não é tudo o que está acontecendo no mundo - é o que eles acham que você deve saber. E pior do que isso, às vezes é tudo o que eles querem que você saiba. É o que eu acredito. Autores como Noam Chomsky estão sempre explorando esses tópicos", disse Bayley.
"Então foi daí que realmente veio [a música]. O que é real? ‘Futureal’. Porque o futuro é real? O futuro que nos atribuem, que dizem que estamos tendo, é real? Naquela época, havia discussões sobre o aquecimento global. Fatos científicos, aquecimento global. É um fato científico, mas outra pessoa diz que não há aquecimento global. Então, como você sabe o que é certo?", acrescentou Bayley, que se estivesse morando no Brasil, provavelmente acreditaria no aquecimento global.
"Futureal" foi tocada ao vivo pelo Iron Maiden em 115 shows, segundo levantamento que consta no site Setlist.FM. A música deu as caras em uma apresentação do grupo pela última vez no dia 1 de outubro de 1999, quando Steve Harris e seus camaradas tocaram em Atenas (Grécia).
Histórias de Músicas - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps