O clássico imortal do Iron Maiden inspirado em história de faroeste
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de agosto de 2024
O catálogo musical da banda britânica Iron Maiden conta com músicas inesquecíveis, que se tornaram clássicos imortais do Heavy Metal. Uma dessas canções é a maravilhosa "Run To The Hills", que foi escrita pelo baixista Steve Harris e figura entre as músicas mais conhecidas do Iron Maiden.
Sexta faixa do clássico "The Number Of The Beast" (o terceiro disco do Maiden, lançado em março de 1982), "Run To The Hills" é rápida, empolgante e tem um refrão inesquecível, que gruda na cabeça de forma instantânea. A letra de "Run To The Hills" fala sobre um tema espinhoso: a colonização dos Estados Unidos da América.
Para escrever a letra de "Run To The Hills", Steve Harris se inspirou em obras de Louis L'Amour (cujo nome real era Louis Dearborn LaMoore), escritor de ficção que escreveu histórias de faroeste ao longo de sua carreira.
"Essa música é sobre os índios americanos. Ela foi escrita dos dois lados do quadro. A primeira parte é do lado dos índios. A segunda parte é do lado dos soldados. Eu queria tentar obter a sensação de cavalos galopando", disse Harris ao jornalista John Stix em 1983 (via Revolver Magazine).
Mais de 15 anos depois da entrevista que concedeu a John Stix, Harris falou a respeito de "Run To The Hills" à Rolling Stone.
"Sempre fomos fascinados por filmes e livros de faroeste. Eu me interessava por muitas coisas, mas nunca tinha ido aos Estados Unidos naquela época. Eu costumava ler muitos livros de um autor chamado Louis L'Amour e me inspirei. As primeiras linhas da música foram definitivamente inspiradas pela leitura desses tipos de livros. Naquela época, você pegava o que podia dos filmes, e acabei percebendo mais tarde que o que eu achava que eram os Estados Unidos era na verdade apenas o Arizona: cactos, lugares secos e coisas assim" afirmou o icônico baixista.
Quinta música que o Iron Maiden mais tocou ao vivo, "Run To The Hills" foi executada em 1490 concertos do sexteto. Embora seja presença quase obrigatória no setlist das apresentações do grupo, a música ainda não deu as caras na "The Future Past Tour", que se iniciou em 2023 e passará pelo Brasil em dezembro de 2024.
"The Number Of The Beast" foi gravado por Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Steve Harris (baixo) e Clive Burr (bateria). Leia mais sobre o disco na nota a seguir.
Histórias de Músicas - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps