A música tocante do Iron Maiden que foi inspirada na morte do bisavô de Blaze Bayley
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de outubro de 2024
Lançado no dia 2 de outubro de 1995, "The X Factor" é o décimo disco de estúdio da banda de Heavy Metal Iron Maiden. Sucessor de "Fear Of The Dark" (1992), "The X Factor" é o primeiro trabalho do Maiden gravado pelo vocalista Blaze Bayley, escolhido como o substituto de Bruce Dickinson, que saiu da banda liderada pelo baixista Steve Harris para seguir carreira solo.
"The X Factor" é um trabalho "carregado", que traz bons momentos, com destaque especial para a agitada "Man On The Edge" e para a épica "Sign Of The Cross", as duas faixas mais famosas do disco em questão.
Apesar de não ser tão popular quanto as duas músicas citadas no parágrafo anterior, "The Aftermath" é outra canção interessante presente em "The X Factor". A letra de "The Aftermath" fala sobre um tema muito triste, como é possível conferir em entrevista que Blaze Bayley concedeu ao site Songfacts em 2014.
"Em ‘The Aftermath’, eu estava lendo muitas poesias da Primeira Guerra Mundial. E, na mesma época, meu pai me deu uma foto do meu bisavô. Ele [o bisavô] morreu na Primeira Guerra Mundial. Essas duas coisas pareciam se conectar e, quando eu estava procurando ideias de letras para o álbum ‘The X Factor’, eu tinha essa foto do no meu caderno, e ela pareceu me tocar. Foi daí que surgiu ‘The Aftermath’, na verdade", contou Blaze, que nem sempre inclui "The Aftermath" em seu repertório (por uma razão totalmente compreensível).
"É uma música que ocasionalmente coloco em meu repertório, mas é pesada de uma forma muito emocional, então me vejo muito ligado a essa música e, às vezes, mentalmente, é um lugar sombrio para ir. Por isso, nem sempre a coloco em meu repertório."7
O Iron Maiden tocou "The Aftermath" em 130 shows, sendo que um desses shows foi realizado em São Paulo, mais precisamente, na edição 1996 do Philips Monsters Of Rock. Clique aqui para conferir a performance.
Histórias de Músicas - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps