A triste história de "Man On The Edge", música que o Iron Maiden não toca desde 1999
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de outubro de 2024
O músico inglês Blaze Bayley foi o vocalista da banda britânica de Heavy Metal Iron Maiden de 1994 até 1999. Blaze Bayley, um semi-desconhecido que era integrante do Wolfsbane, foi o escolhido para assumir o posto que foi ocupado pelo genial Bruce Dickinson entre 1981 e 1993.
Iron Maiden - Mais Novidades
A passagem de Blaze Bayley pelo Iron Maiden foi curta, e rendeu dois álbuns de estúdio: "The X Factor" (1995) e "Virtual XI" (1998). Embora não figurem entre os trabalhos mais celebrados do Maiden, os dois discos gravados por Blaze apresentam boas músicas, caso da frenética "Man On The Edge".
Terceira faixa do álbum "The X Factor" (o décimo da discografia do Maiden), "Man On The Edge" é uma música agitada, rápida e direta, que foi escrita pelo vocalista Blaze Bayley e pelo guitarrista Janick Gers. A letra de "Man On The Edge" foi inspirada no filme "Um Dia de Fúria" ("Falling Down"), lançado em 1993.
"Essa [música] segue de perto o filme ‘Falling Down’, com Michael Douglas. Muitas coisas aconteceram nesse filme. Uma das principais partes da letra é ‘Estado canibal’ [‘Cannibal state’], em que o sistema de governo e a sociedade materialista consomem, digerem e cospem o indivíduo, de modo que sua identidade desaparece completamente.
Nesse filme, Michael Douglas vai para o trabalho todos os dias porque está perdido. Mas ele não está indo para o trabalho, ele está fingindo ir para o trabalho. Ele se veste, arruma sua bolsa, faz seus sanduíches, sai de casa no mesmo horário todos os dias e volta para casa no mesmo horário, porque tem muita vergonha de contar à família que perdeu o emprego. E a única razão pela qual ele perdeu o emprego é porque era um emprego do governo, no qual ele estava projetando mísseis, e eles não querem mais mísseis", contou Blaze, durante entrevista concedida ao site Songfacts em 2014.
"Essa é a tragédia da situação. Ele é um cara estranho e nerd que tem dificuldade de se comunicar, mas se vê preso nessa situação em que não consegue dizer a verdade porque não consegue dizer a verdade nem para si mesmo. Ele não consegue encarar o fato de que é redundante e desnecessário, o que, obviamente, é muito desagradável", acrescentou Blaze, que passou por uma situação parecida com a do protagonista de "Falling Down" (título que é repetido durante o refrão de "Man On The Edge").
"Isso me tocou porque, anos atrás - e talvez isso seja melodramático -, quando eu era criança, entregava jornais. Um trabalho básico que centenas de adolescentes têm quando estão na época da escola. Mas perdi esse emprego e tinha tanto medo do meu padrasto - que me batia- que eu saía de casa fingindo que ia entregar os jornais."
Apesar de ser uma música muito interessante, "Man On The Edge" não é tocada ao vivo pelo Iron Maiden há 25 anos. De acordo com dados publicados no site Setlist.Fm, essa música apareceu pela última vez em um show do grupo liderado por Steve Harris em 1 de outubro de 1999.
"The X Factor! foi gravado por Blaze Bayley (vocal), Dave Murray (guitarra), Janick Gers (guitarra), Steve Harris (baixo) e Nicko McBrain (bateria). Clique no link a seguir para ler uma resenha do disco.
Histórias de Músicas - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Edu Falaschi anuncia Roy Khan e Veronica Bordacchini como cantores convidados de "MI'RAJ"
A história de "Rime Of The Ancient Mariner", clássico épico do Iron Maiden
O clássico absoluto do Iron Maiden que Smith e Dickinson escreveram em 20 minutos
A instrumental do Iron Maiden que não tem solo e representa som de temido exército
O clássico imortal do Iron Maiden inspirado em história de faroeste
A ótima música do Iron Maiden inspirada na triste história do avô de Paul Di'Anno
A música do Iron Maiden inspirada em paranóia, teorias da conspiração e aquecimento global
A música tocante do Iron Maiden que foi inspirada na morte do bisavô de Blaze Bayley
A música triste e tocante de Bruce Dickinson que fala sobre Aleister Crowley
A trágica história que inspirou "Stranger in a Strange Land", do Iron Maiden
A música épica e triste do Iron Maiden que narra a história de alguém à beira da morte
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Gary Holt diz que Rock and Roll Hall of Fame é uma porcaria
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Estúdio onde Iron Maiden gravou seus primeiros discos ameaçado de demolição
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Postagem publicada no Instagram do Iron Maiden conta a história da banda
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026


