O dia que Angra perdeu voo de bobeira e precisou dirigir a 210 km/h para chegar no Wacken
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de novembro de 2023
No mundo do rock, imprevistos são parte integrante da rotina de bandas em turnê. No entanto, para a renomada banda brasileira Angra, um incidente inusitado quase comprometeu a participação no prestigiado Wacken Festival, na Alemanha. Rafael Bittencourt, guitarrista e membro fundador do grupo, compartilhou detalhes emocionantes desse episódio em uma recente entrevista no Flow Podcast.
Angra - Mais Novidades
O drama começou no aeroporto de Paris, descrito por Bittencourt como uma verdadeira "bagunça". A fila para o voo da banda estava confusa, e o festival em solo alemão aguardava sua performance na noite seguinte. Com a passagem de som marcada para as 10h da manhã seguinte e o show às 13h, o tempo era crucial.
Enquanto aguardava na fila, Bittencourt percebeu, tarde demais, que o avião estava se movendo. A distração com a conversa com Bruno, outro membro da banda, custou caro, pois o avião desacoplou do túnel de embarque sem que eles percebessem a mudança de portão.
O guitarrista relata que Kiko Loureiro, o último a entrar no voo, tinha o costume de deixar todos entrarem primeiro. Resultado: a banda ficou sentada enquanto o avião partia. Mesmo com a tentativa desesperada de Rafa de correr atrás do avião, o esforço foi em vão.
Felizmente, Bittencourt e Fábio, mostrando responsabilidade, ficaram na fila correta. Contudo, os portões próximos e a distração de Kiko resultaram em um equívoco que quase custou a participação da banda no Wacken.
Ao chegar à Alemanha, enfrentaram a difícil realidade de não ter um voo de volta e a urgência de chegar a Hamburgo para o show seguinte. Após tentativas frustradas de encontrar outro voo, a solução foi alugar um carro e enfrentar as autobahns alemãs.
O técnico da banda, conhecido como Russo, assumiu o volante e dirigiu a incríveis 210 km/h para garantir que chegassem a tempo da passagem de som. Bittencourt lembra com nervosismo dessa viagem intensa, enquanto ele mesmo dormia confortavelmente no hotel, seus colegas de banda passavam a noite dirigindo.
A história culminou em um final feliz: Angra chegou a tempo, realizou o show no Wacken Festival e mostrou que, mesmo diante de contratempos, a paixão pela música e a determinação podem superar qualquer obstáculo na estrada do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
"Slave Machine" é o novo single e o novo álbum da Nervosa
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan


Fabio Lione não gosta do Wacken Open Air; "O lugar é frio, é feio"
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A ligação profunda de Aquiles Priester com "Somewhere in Time", do Iron Maiden
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
A música do "Angels Cry" que o Angra não conseguiu tocar, então usaram gambiarra para gravar
Marcelo Barbosa opina sobre Nirvana e Alice in Chains e cita raiva de uma e amor por outra


