Os dois extremos do rock nacional pré-anos 1980 que irritavam Renato Russo
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de fevereiro de 2024
O rock nacional ficou muito famoso a partir dos anos 1980, com bandas como Paralamas do Sucesso, Titãs e RPM invadindo as rádios brasileiras. Antes disso, entretanto, muitos artistas deixaram sua marca na história do estilo no Brasil, como Mutantes, Erasmo Carlos e Raul Seixas.
Legião Urbana - Mais Novidades
No livro "Renato Russo – O Trovador Solitário", Arthur Dapieve explica as críticas de Renato, fruto dos anos 1980 com a Legião Urbana, a respeito do rock produzido no Brasil na década anterior.
De acordo com Russo, bandas como Made In Brazil e artistas como Beto Guedes pecavam em guinar o estilo ou para o "hard" ou para o "soft" de maneira muito incisiva. O assunto é comentado no livro no contexto das tentativas de Renato Russo de compor dando o seu máximo e se inspirando em ícones como John Lennon.
"O disco abria com 'Daniel na Cova dos Leões', parceria dos dois Renatos, no qual o Russo driblava habilmente os pronomes pessoais de modo a contemplar todas as formas de amor, hetero ou homossesual, em versos como 'aquele gosto amargo do teu corpo / ficou na minha boca por mais tempo'. Aqui, Renato estava mais preocupado que nunca em escrever bem. Não só porque ele sempre gostara de ler bons autores, mas também porque se irritava com a tendência do rock brasileiro pré-anos 80, exceção feita a Raul Seixas e Rita Lee, de ser ou hard ('Menina, eu quero o seu amor, yeah', exemplificava, soltando o vozeirão à la Made in Brazil) ou soft demais ('A estrada da vida, a ternura do caminho da terra', fazia um falsete, imitando Beto Guedes). "Eu não, eu queria cantar que nem o Iggy pop, David Bowie, Jim Morrison", diferenciava. "E eu estava tentando escrever como Bob Dylan e John Lennon".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
Ozzfest confirma retorno com edições em três países para 2027
O clipe mais barato da história do Iron Maiden, segundo Dave Murray
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Rush confirma temporada de shows no The Sphere, em Las Vegas
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Steve Vai se coloca à disposição para sequência de "A Encruzilhada"
Baterista informa via Facebook que não faz mais parte do Forbidden e surpreende demais integrantes
O objeto de John Lennon que Rob Halford levou para casa e nunca devolveu
A tarefa que Edu Falaschi evitava no sítio de Ricardo Confessori na fase Angra
Pearl Jam segue à procura de novo baterista, revela Jeff Ament


Como foi a coletiva que a Legião Urbana teve de dar após a morte de Renato Russo
Legião Urbana: "Eduardo e Mônica" é a prova que o amor é uma escolha
O clássico dos Ramones inspirado por música de Alice Cooper
30 anos sem Renato Russo - por que a voz da Legião Urbana continua falando ao Brasil
O documento em que Renato Russo previu os sucessos da Legião Urbana
30 anos da morte de Renato Russo: confira 30 curiosidades que você não conhecia
30 anos sem Renato Russo - qual foi o legado deixado pelo cantor?
A opinião de Dinho Ouro Preto sobre Renato Russo
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil


