Os dois extremos do rock nacional pré-anos 1980 que irritavam Renato Russo
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de fevereiro de 2024
O rock nacional ficou muito famoso a partir dos anos 1980, com bandas como Paralamas do Sucesso, Titãs e RPM invadindo as rádios brasileiras. Antes disso, entretanto, muitos artistas deixaram sua marca na história do estilo no Brasil, como Mutantes, Erasmo Carlos e Raul Seixas.
Legião Urbana - Mais Novidades
No livro "Renato Russo – O Trovador Solitário", Arthur Dapieve explica as críticas de Renato, fruto dos anos 1980 com a Legião Urbana, a respeito do rock produzido no Brasil na década anterior.
De acordo com Russo, bandas como Made In Brazil e artistas como Beto Guedes pecavam em guinar o estilo ou para o "hard" ou para o "soft" de maneira muito incisiva. O assunto é comentado no livro no contexto das tentativas de Renato Russo de compor dando o seu máximo e se inspirando em ícones como John Lennon.
"O disco abria com 'Daniel na Cova dos Leões', parceria dos dois Renatos, no qual o Russo driblava habilmente os pronomes pessoais de modo a contemplar todas as formas de amor, hetero ou homossesual, em versos como 'aquele gosto amargo do teu corpo / ficou na minha boca por mais tempo'. Aqui, Renato estava mais preocupado que nunca em escrever bem. Não só porque ele sempre gostara de ler bons autores, mas também porque se irritava com a tendência do rock brasileiro pré-anos 80, exceção feita a Raul Seixas e Rita Lee, de ser ou hard ('Menina, eu quero o seu amor, yeah', exemplificava, soltando o vozeirão à la Made in Brazil) ou soft demais ('A estrada da vida, a ternura do caminho da terra', fazia um falsete, imitando Beto Guedes). "Eu não, eu queria cantar que nem o Iggy pop, David Bowie, Jim Morrison", diferenciava. "E eu estava tentando escrever como Bob Dylan e John Lennon".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Ritchie Blackmore anuncia reencontro com Deep Purple após mais de 30 anos
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano
Slaughter to Prevail é anunciado como atração do Liberation Festival
Asia lança vídeo de "Echo of You", faixa de seu próximo disco
Ritchie Blackmore conta que pediu a Ian Gillan para tocar com Deep Purple
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"
Phil Collins revela qual trabalho considera o melhor de sua carreira solo



Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza


