Max Cavalera surpreende ao revelar qual é sua fase preferida do Pink Floyd
Por André Garcia
Postado em 26 de março de 2024
Os Sex Pistols foram formados em meados dos anos 70, no dia em que eles viram seu futuro vocalista John Lydon/Johnny Rotten andando pelas ruas de Londres com uma camisa escrito EU ODEIO O PINK FLOYD. Como na época, após "The Dark Side of the Moon" (1973), se tratava de uma das maiores bandas do planeta, os caras ficaram intrigados e foram trocar ideia com ele (e o resto é história).
Posteriormente, Lydon confessou ser fã do Pink Floyd — o que é bem óbvio, afinal de contas, quem não é? Eu sou, você que está lendo é… e Max Cavalera também. À Guitar World, o ex-frontman do Sepultura listou entre os 10 músicos que moldaram seu som David Gilmour, e surpreendeu ao revelar que, ao contrário da maioria dos fãs do Floyd, sua fase preferida foi após a saída de Roger Waters em 1985.
"Essa é outra descoberta tardia para mim, mas quando me apaixonei pelo Pink Floyd, ele [David Gilmour] realmente me ensinou muito. Aqueles discos são realmente incríveis, especialmente os posteriores, depois que eles se separaram de Roger Waters.
Além de seu senso melódicos e seus fraseados absurdos, Max destacou como principal atributo de Gilmour seu uso do silêncio em momentos em que menos é mais.
"Meu disco favorito é, na verdade, 'The Division Bell', que é extremamente subestimado: poucos falam sobre ele, mas seus solos são incríveis de tão melódicos. [David Gilmour] sempre toca a nota certa no momento certo. O que importa é criar a ambientação, e não atrair atenção para si. Ele sabia quando tocar e quando não tocar. 'A Momentary Lapse Of Reason' é brilhante também. David Gilmour é um excelente guitarrista. Não há necessidade de ser tão chamativo quando se tem tamanho bom gosto."
A lista completa de músicos que moldaram o som do velho Max é:
Eddie Van Halen
The Edge (U2)
Link Wray
Fast Eddie Clarke (Motörhead)
Chuck Schuldiner (Death)
Ritchie Blackmore (Deep Purple)
Bob Marley
David Gilmour (Pink Floyd)
Johnny Ramone (Ramones)
Tony Iommi (Black Sabbath)
Após nascer nos anos 70 e se consolidar na década seguinte, o heavy metal entrou na última década do século XX dando sinais de desgaste e sendo contestado pelo grunge. Enquanto Iron Maiden e Judas Priest perdiam seus vocalistas, chegavam para salvar o dia bandas como Pantera e Sepultura, que renovavam o metal de uma forma ainda mais visceralmente pesada.
Dessa forma, em meados dos anos 90, Max Cavalera já dividia espaço nas revistas de rock com Dimebag Darrell e Zakk Wylde. Com o passar do tempo, ele foi formando banda atrás de banda reconhecida pelo meio do metal pesado, se firmando como uma das maiores autoridades do mundo nesse quesito.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps