Vocalista do The Who prevê ponto fraco da inteligência artificial que levará à sua ruína
Por André Garcia
Postado em 20 de março de 2024
Ao longo de 2023, graças ao boom do ChatGPT, inteligência artificial foi o grande assunto do ano. Causando medo em uns e fascínio em outros, da mesma forma que alguns já adotaram para fazer mais e melhor gastando menos tempo e energia, muitos outros odeiam. Hoje a rejeição é tamanha que não vai ser surpresa se em algum momento as pessoas começarem a falar de IAfobia.
Um notório IAfóbico seria Roger Daltrey, vocalista do The Who, que, avesso a modernidades como internet e computadores, segue apegado às memórias do velho mundo raiz onde cresceu. Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, em entrevista ao podcast Shaun Keaveny's Daily Grind ele atacou de profeta para prever a limitação que levará a IA à sua ruína.
"A única coisa que acredito piamente que a inteligência artificial jamais terá — e isso será sua ruína — é empatia. Ela vai destruir a indústria musical se a gente não tomar cuidado; se a gente continuar sem exigir que a música fale um pouco mais por si mesma. A música é uma linguagem diferente e não devemos deixar que a IA controle isso. [A música] sempre vai contar empatia, e isso a IA não consegue fazer. [...] Se a IA desenvolver empatia… aí estamos [ferrados]."
A seguir, Daltrey se queixou da obsolescência programada pelo consumismo e da assepsia sonora característica da música digital:
"Esse é meu problema com toda a revolução tecnológica. Eles diziam, quando vendiam CDs, que seu vinil era uma porcaria. 'Esta música soa melhor [em CD]'. Você dizia 'Para mim não soa não, e eles vinham com 'Impossível! [O som] é mais limpo, não tem [os ruídos de] arranhões, não tem isso, não tem aquilo… Então você diz "Tá, mas está faltando alguma coisa", e eles dizem: 'Não tem como estar faltando. Do jeito que foi desenvolvido, é tudo um e zero, um e zero... e não há nada entre o um e o zero.' Bem, tenho que lhe dizer que eles estão errados — só não descobriram isso ainda."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps