As músicas do Angra que Rafael Bittencourt considera o "ápice" de sua parceria com Kiko
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de março de 2024
Os músicos brasileiros Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro, guitarristas originais da banda de Power Metal Angra, formaram uma parceria de sucesso que durou mais de 20 anos. Enquanto atuaram juntos, Rafael e Kiko gravaram músicas inesquecíveis, como "Carry On", "Nothing To Say", "Rebirth", "Nova Era" e "Spread Your Fire".
A última das músicas acima citada é faixa de "Temple Of Shadows", quinto disco do Angra, lançado em 2004. O álbum em questão foi um dos assuntos da entrevista que Rafael Bittencourt concedeu ao programa Ibagenscast. O apresentador Manoel Santos perguntou se Rafael tem alguma composição preferida do álbum e citou "The Shadow Hunter" e "Morning Star".
"Cara, esse é um disco muito foda, né? Acho que as duas músicas que você citou são realmente um ápice da minha parceria com o Kiko, porque ambas nós fizemos juntos. Nós estamos falando de um disco que tem ‘Late Redemption’, tem ‘No Pain For The Dead’, tem ‘Sprouts Of Time’, que eu amo essa música. Tem a própria ‘Wishing Well’, ‘Spread Your Fire’", disse Rafael, que na sequência, falou sobre "Waiting Silence".
"A 'Waiting Silence' é a música que a gente mais toca desse álbum e a mais fraca. Mas ela é a mais, vamos dizer, fácil de resolver ao vivo e fácil do público gostar, porque ela nem é tão porrada, nem é tão lentinha, né? É uma música que cai bem no setlist de um show. Ela é um coringa. Tipo, no fim das contas, se você for pensar no ponto de vista de composição, é uma das mais fracas", acrescentou o guitarrista, que falou sobre o que gosta em "Morning Star" e "Shadow Hunter".
"Mas é um disco muito foda, né? A ‘Morning Star’, cara… Tem muita coisa legal assim. Eu gosto do refrão épico, os caminhos meio progressivos que vão tomando até chegar no refrão, as partes de guitarra (...). Aquelas puta dobra de guitarra louca, que até hoje eu apanho pra tocar (...).
Aí tem a ‘Shadow Hunter’, que é cheia de partes legais também. Tem o violão [no] começo. Foi uma inspiração assim: ‘Vou criar algo flamenco’. Nem sei tocar flamenco, mas tenho cara de pau, né? Aí fui lá, testando alguns licks e tal e saiu uma introdução até que legal…", complementou Bittencourt.
Para conferir a entrevista completa, acesse o player a seguir. Rafael começa a falar sobre "Temple Of Shadows" por volta de 1 hora e 46 minutos do vídeo.
"Temple Of Shadows" é o quinto registro de estúdio e foi lançado em 6 de setembro de 2004. O álbum foi gravado por Edu Falaschi (vocal), Rafael Bittencourt (guitarra), Kiko Loureiro (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Aquiles Priester (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps