O álbum de Jimi Hendrix que John Frusciante tinha como sua "bíblia" no "Stadium Arcadium"
Por André Garcia
Postado em 08 de maio de 2024
Uma das maiores tragédias do rock foi o fato de Jimi Hendrix — amplamente considerado o maior dos guitarristas do gênero — ter morrido aos 27 anos e não ter chegado a ter nem meia década de carreira, nos deixando apenas três álbuns de estúdio.
Com o passar do, ele foi reverenciado por praticamente todos os guitarristas como uma de suas principais influências. Jimmy Page, Eric Clapton, Jeff Beck, Eddie Van Halen, Brian May e Slash são apenas alguns de seus devotos. Mesmo assim, eu ousaria dizer que ninguém fez mais por merecer a alcunha de discípulo de Hendrix quanto Stevie Ray Vaughan e John Frusciante — o primeiro da perspectiva do blues rock, o segundo da perspectiva do funk rock.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades

Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a Music Radar em 2006, quando o Red Hot Chili Peppers estava lançando 'Stadium Arcadium', Frusciante revelou que durante as gravações ele teve o terceiro (e último) disco de estúdio e Hendrix 'Electric Ladyland' como sua bíblia.
"Praticamente tudo no 'Electric Ladyland' era a minha bíblia quando estávamos gravando esse disco porque, além de sua guitarra estar sempre acelerando e desacelerando, ele estava brincando com muita expressão rítmica e tocando fora do tempo, porque era o que queria fazer naquele álbum. A produção e a sensação de movimento constante em ['Electric Ladyland'] causado por Hendrix como produtor era o que eu queria obter em minha própria versão."
Em outra entrevista, Frusciante disse que Hendrix ao empunhar a guitarra transcendia a música.
"Quando você ouve Jimi Hendrix tocar, é uma expressão pura dele como pessoa. Você o vê no palco e não há absolutamente nenhuma separação entre ele e sua guitarra — eles são completamente um só, porque ele coloca toda sua energia, toda a sua psique e cada parte de seu corpo na guitarra."
Primeiro álbum gravado por Jimi Hendrix tendo seu próprio estúdio particular, "Electric Ladyland" foi seu trabalho mais experimental. Para obter o máximo tanto de sua criatividade quanto de tudo que a tecnologia de gravação podia oferecer, o guitarrista praticamente morou no estúdio durante a produção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Shane Embury (Napalm Death) fala abertamente sobre luta contra o alcoolismo
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Os dois clássicos do Judas Priest que Ripper Owens não queria cantar no Masters of Voices
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"


O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
O músico que voltou do fundo do poço para salvar o Red Hot Chili Peppers
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Os dias em que Anthony Kiedis quase morreu (foram muitos)
O dia em que Flea parou de zoar o hair metal por causa de uma banda muito foda
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
O músico que tocava demais e por isso foi cortado de álbum de Roger Waters
Regis Tadeu diz que "Californication", do Red Hot, é para quem foi criado pela avó
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra


