Como Paulo Miklos analisa hoje o profundo impacto da saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de junho de 2024
Entre os álbuns "Tudo ao Mesmo Tempo Agora" (1991) e "Titanomaquia" (1993) o cantor e compositor Arnaldo Antunes resolveu deixar os Titãs. Esse movimento impactou muito a banda de rock paulista. Em entrevista ao Roda Viva, Paulo Miklos contou como foi o impacto dessa ausência, que ele considerou como se uma ilusão tivesse sido quebrada.
Titãs - Mais Novidades
"A primeira saída, que foi a do Arnaldo Antunes, foi um negócio que eu senti bastante. Para mim, eu tinha uma ilusão de que seria algo para sempre. Ali, quebrou alguma coisa. Pensei: ‘Mas pode sair?’ [risos]. Vamos ver se resolvemos, depois de tanta discussão e de uma dinâmica tão interessante que sempre vivemos juntos.
Uma coisa interessante é que há aquele conceito de coletivo. Nós éramos um coletivo de compositores. Ouvi esse termo uma vez e pensei: ‘Nós sempre fomos isso’. Nos encontramos na escola e começamos a compor. Esse foi o começo. Essas saídas eram uma coisa já programada, porque eram muitos talentos reunidos".
Em outra oportunidade, Arnaldo refletiu sobre o ocorrido: "Naquela época, comecei a migrar para um projeto solo todas as composições que não se encaixavam no repertório dos Titãs", explicou Arnaldo Antunes. "Dentro da banda, tudo era discutido e votado. Éramos oito compositores, e cada um acabava sendo um crítico em relação ao trabalho do outro.
Era necessário dar o máximo de si para agradar a todos e emplacar uma música nos discos. No entanto, grande parte do que eu produzia não se encaixava nesse consenso. Foi então que decidi migrar para a carreira solo, buscando um espaço de liberdade. Não deixaria os Titãs para formar outra banda de rock! Se eu quisesse continuar no mesmo estilo, teria permanecido na banda. Minha intenção era realmente marcar essa diferença".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
A curiosa lembrança que Phil Campbell enviou para o funeral de Lemmy Kilmister
A música épica que tem uma das melhores melodias do Dream Theater, segundo o Loudwire
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
Nergal recebe box do Sepultura de Jairo Guedz e fica admirado com seu conteúdo
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Tarja Turunen anuncia o álbum "Frisson Noir", que será lançado em junho
Gabriela Abud anuncia saída da banda Nervosa
A revelação da NWOBHM que não quis seguir o caminho do Priest e Maiden, e quebrou a cara
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
A traumática saída de Arnaldo Antunes dos Titãs antes do álbum "Titanomaquia"
O clássico do rock brasileiro que nasceu após prisão de dois músicos
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
Andreas Kisser elege a maior banda de Rock do Brasil


