A música do Angra sobre o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de julho de 2024
Toda banda traz no catálogo suas composições mais famosas, mas há também aquelas canções que passam mais despercebidas, principalmente se forem faixas bônus. No caso do Angra, "Out of this World", bônus do "Aurora Consurgens", trata do astronauta brasileiro Marcos Pontes, que em 2006 se tornou o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço.
Em episódio do Amplifica, o guitarrista Rafael Bittencourt comentou sobre essa composição quando foi questionado sobre músicas "Lado B" de sua banda: "Esses bônus tracks, que saem só no Japão, são super lado B, nem todo mundo conhece. Por exemplo, ‘Out of This World’ fiz para aquele astronauta brasileiro Marcos Pontes.
Ele ia passar acho que sete dias no espaço se não me engano. Fiquei muito orgulhoso e feliz com isso. Gosto muito dessa coisa de espaço. Embora ele seja uma figura meio controversa hoje em dia, na época, era um astronauta brasileiro no espaço plantando feijão em gravidade zero.
Fiquei viajando na ideia de um astronauta lá fora, fora desse mundo, olhando para nós aqui na Terra. Ele estava vendo a gente pequenininho, enquanto aqui lidamos com nossos problemas que parecem tão grandes. E nessa tentativa de nos organizar, acabamos bagunçando cada vez mais as coisas. Ele, ausente de tudo isso, olhando a Terra de longe. Fiquei muito nessa viagem".
Quem é Marcos Pontes?
Marcos Cesar Pontes é um engenheiro, astronauta e político brasileiro. Tenente-coronel aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, foi Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações de 2019 a 2022 no Governo Jair Bolsonaro. Atualmente, é senador por São Paulo.
Pontes foi o primeiro brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão "Missão Centenário", em comemoração aos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14-bis. Em 30 de março de 2006, partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, levando oito experimentos científicos brasileiros para serem realizados em microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7, tornando-se o primeiro brasileiro e quinto latino-americano a ir ao espaço.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps