Quem é o Jack citado na música "Jumpin' Jack Flash", dos Rolling Stones?
Por Bruce William
Postado em 14 de julho de 2024
"Jumpin' Jack Flash" é uma das músicas mais famosas dos Rolling Stones. Escrita por Mick Jagger e Keith Richards, a canção foi gravada durante as sessões do álbum "Beggars Banquet" em 1968, e originalmente a ideia era que ela estivesse no disco, mas ela acabou sendo lançada como um single, em separado.
Rolling Stones - Mais Novidades
A canção é vista como o retorno da banda às suas raízes de blues após o pop barroco e a psicodelia presentes nos álbuns anteriores "Aftermath" (1966), "Between the Buttons" (1967) e especialmente "Their Satanic Majesties Request" (1967). Ela foi destaque em filmes e interpretada por vários artistas, tais como Thelma Houston, Aretha Franklin, Tina Turner, Peter Frampton, Johnny Winter, Leon Russell e Alex Chilton. É a canção mais tocada pela banda, já que ela está presente na maioria dos shows em absolutamente toda turnê realizada pelos Stones desde o final dos anos sessenta. Em 2017, ela já havia sido tocada mais de 1.100 vezes em shows ao vivo.
Bill Wyman escreveu parte dessa canção, mas ela foi creditada apenas a Mick Jagger e Keith Richards, o que nunca deixou Wyman feliz. Ele explicou: "Chegamos ao estúdio cedo uma vez e... na verdade, acho que era um estúdio de ensaio, não acho que era um estúdio de gravação. E estávamos apenas eu, Brian e Charlie - os Stones NUNCA chegam ao mesmo tempo, sabe - e Mick e Keith não tinham chegado. E eu estava apenas brincando e sentei ao piano e comecei a fazer esse riff, da-daw, da-da-daw, da-da-daw, e então Brian tocou um pouco de guitarra e Charlie estava fazendo um ritmo. Ficamos brincando com isso por vinte minutos, apenas pra matar o tempo, e Mick e Keith chegaram e paramos e eles disseram: 'Ei, isso parecia muito bom, continuem, o que é isso?' E no dia seguinte nós gravamos. Mick escreveu ótimas letras para isso e acabou sendo um single realmente bom."
Sobre o que fala a letra de "Jumpin' Jack Flash", dos Rolling Stones?
Jagger disse em uma entrevista de 1995 para a Rolling Stone que a música surgiu "de todo o ácido de 'Satanic Majesties'. É sobre passar por dificuldades e sair delas delas. Apenas uma metáfora para sair de todas as coisas ácidas". E em uma entrevista de 1968, Brian Jones a descreveu como "uma volta à essência funky essencial", após a psicodelia de "Their Satanic Majesties Request".
Na interpretação do letras.mus.com.br: "A letra descreve a história de um personagem que, apesar de ter enfrentado adversidades desde o nascimento, como ser 'nascido em um furacão de tiros' e 'educado com uma correia nas costas', mantém uma atitude positiva e resiliente diante da vida, repetindo o refrão 'mas está tudo bem, agora, na verdade é ótimo'".
Depois de explicar que a expressão que dá título à música é uma "metáfora para essa energia inabalável e a capacidade de superar obstáculos", e de contextualizar mais alguns trechos da letra, o texto relembra que a canção também reflete o espírito daquela época em que foi lançada, quando havia muita agitação social e cultural, capturando a essência do movimento de contracultura dos anos 60. "A canção permanece como um dos grandes clássicos dos Rolling Stones, simbolizando a atitude rebelde e a energia desenfreada que são características da banda".
Keith Richards conta quem é o personagem que deu origem à "Jumpin' Jack Flash"
Mas, afinal, quem é "Jack Flash"? Ele existiu de verdade? Sim, seu nome é Jack Dyer, e ele era o jardineiro de Keith Richards. O guitarrista explicou à Rolling Stone em 2010: "As letras vieram de um amanhecer cinzento em Redlands. Mick e eu tínhamos ficado acordados a noite toda, estava chovendo lá fora, e havia o som dessas botas perto da janela, pertencentes ao meu jardineiro, Jack Dyer. Isso acordou Mick. Ele disse: 'O que é isso?' Eu disse: 'Oh, é o Jack. É o Jumping Jack.' Comecei a trabalhar na frase com o violão, que estava em afinação aberta, cantando a frase 'Jumping Jack'. Mick disse, 'Flash', e de repente tínhamos essa frase com um ótimo ritmo e sonoridade".
Dois vídeos promocionais foram realizados na época; o primeiro deles, exibido no começo desta matéria, traz a banda maquiada dublando a si mesma, e o segundo, que pode ser visto abaixo, mostra uma performance ao vivo do grupo.
Inspirado em matéria do Rock And Roll Garage, mas elaborado a partir de informações do Wikipedia e do Songfacts, além das fontes citadas no texto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

Rolling Stones cancelam planos de turnê europeia em 2026
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual
O maior frontman de todos os tempos, segundo o saudoso Ozzy Osbourne
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Quando Mick Jagger se rebelou contra o rock "antiquado e diluído" dos anos 50
A atual visão de Luciana Gimenez sobre como é ter um filho com Mick Jagger
A lenda do Rock que cometeu um assassinato e teve os advogados pagos por Mick Jagger


