Quem é o Jack citado na música "Jumpin' Jack Flash", dos Rolling Stones?
Por Bruce William
Postado em 14 de julho de 2024
"Jumpin' Jack Flash" é uma das músicas mais famosas dos Rolling Stones. Escrita por Mick Jagger e Keith Richards, a canção foi gravada durante as sessões do álbum "Beggars Banquet" em 1968, e originalmente a ideia era que ela estivesse no disco, mas ela acabou sendo lançada como um single, em separado.
Rolling Stones - Mais Novidades
A canção é vista como o retorno da banda às suas raízes de blues após o pop barroco e a psicodelia presentes nos álbuns anteriores "Aftermath" (1966), "Between the Buttons" (1967) e especialmente "Their Satanic Majesties Request" (1967). Ela foi destaque em filmes e interpretada por vários artistas, tais como Thelma Houston, Aretha Franklin, Tina Turner, Peter Frampton, Johnny Winter, Leon Russell e Alex Chilton. É a canção mais tocada pela banda, já que ela está presente na maioria dos shows em absolutamente toda turnê realizada pelos Stones desde o final dos anos sessenta. Em 2017, ela já havia sido tocada mais de 1.100 vezes em shows ao vivo.
Bill Wyman escreveu parte dessa canção, mas ela foi creditada apenas a Mick Jagger e Keith Richards, o que nunca deixou Wyman feliz. Ele explicou: "Chegamos ao estúdio cedo uma vez e... na verdade, acho que era um estúdio de ensaio, não acho que era um estúdio de gravação. E estávamos apenas eu, Brian e Charlie - os Stones NUNCA chegam ao mesmo tempo, sabe - e Mick e Keith não tinham chegado. E eu estava apenas brincando e sentei ao piano e comecei a fazer esse riff, da-daw, da-da-daw, da-da-daw, e então Brian tocou um pouco de guitarra e Charlie estava fazendo um ritmo. Ficamos brincando com isso por vinte minutos, apenas pra matar o tempo, e Mick e Keith chegaram e paramos e eles disseram: 'Ei, isso parecia muito bom, continuem, o que é isso?' E no dia seguinte nós gravamos. Mick escreveu ótimas letras para isso e acabou sendo um single realmente bom."
Sobre o que fala a letra de "Jumpin' Jack Flash", dos Rolling Stones?
Jagger disse em uma entrevista de 1995 para a Rolling Stone que a música surgiu "de todo o ácido de 'Satanic Majesties'. É sobre passar por dificuldades e sair delas delas. Apenas uma metáfora para sair de todas as coisas ácidas". E em uma entrevista de 1968, Brian Jones a descreveu como "uma volta à essência funky essencial", após a psicodelia de "Their Satanic Majesties Request".
Na interpretação do letras.mus.com.br: "A letra descreve a história de um personagem que, apesar de ter enfrentado adversidades desde o nascimento, como ser 'nascido em um furacão de tiros' e 'educado com uma correia nas costas', mantém uma atitude positiva e resiliente diante da vida, repetindo o refrão 'mas está tudo bem, agora, na verdade é ótimo'".
Depois de explicar que a expressão que dá título à música é uma "metáfora para essa energia inabalável e a capacidade de superar obstáculos", e de contextualizar mais alguns trechos da letra, o texto relembra que a canção também reflete o espírito daquela época em que foi lançada, quando havia muita agitação social e cultural, capturando a essência do movimento de contracultura dos anos 60. "A canção permanece como um dos grandes clássicos dos Rolling Stones, simbolizando a atitude rebelde e a energia desenfreada que são características da banda".
Keith Richards conta quem é o personagem que deu origem à "Jumpin' Jack Flash"
Mas, afinal, quem é "Jack Flash"? Ele existiu de verdade? Sim, seu nome é Jack Dyer, e ele era o jardineiro de Keith Richards. O guitarrista explicou à Rolling Stone em 2010: "As letras vieram de um amanhecer cinzento em Redlands. Mick e eu tínhamos ficado acordados a noite toda, estava chovendo lá fora, e havia o som dessas botas perto da janela, pertencentes ao meu jardineiro, Jack Dyer. Isso acordou Mick. Ele disse: 'O que é isso?' Eu disse: 'Oh, é o Jack. É o Jumping Jack.' Comecei a trabalhar na frase com o violão, que estava em afinação aberta, cantando a frase 'Jumping Jack'. Mick disse, 'Flash', e de repente tínhamos essa frase com um ótimo ritmo e sonoridade".
Dois vídeos promocionais foram realizados na época; o primeiro deles, exibido no começo desta matéria, traz a banda maquiada dublando a si mesma, e o segundo, que pode ser visto abaixo, mostra uma performance ao vivo do grupo.
Inspirado em matéria do Rock And Roll Garage, mas elaborado a partir de informações do Wikipedia e do Songfacts, além das fontes citadas no texto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Segundo Dave Mustaine, novo disco fez algumas pessoas se reaproximarem do Megadeth
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"


Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
De Neil Peart a Ozzy: 10 ícones do rock e do heavy metal que faleceram nos anos 2020
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
O guitarrista que recusou os Rolling Stones e trabalhou com os Sex Pistols
O artista que Paul McCartney e Mick Jagger apontaram como o maior no palco
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A opinião de Sting em 1985 sobre David Bowie, Mick Jagger, Michael Jackson e Prince
A lenda do Rock que apavorou Chris Cornell com uma performance vocal impossível de atingir


