O significado de "Mônica de Moto e Eduardo de Camelo" no famoso hit da Legião Urbana
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de outubro de 2024
A canção "Eduardo e Mônica", composta por Renato Russo e eternizada pela Legião Urbana, é um clássico do rock brasileiro que atravessa gerações. Lançada no álbum "Dois" (1986), a música narra a história de um casal improvável, Eduardo e Mônica, que mesmo com suas diferenças encontram o amor.
Legião Urbana - Mais Novidades
Um dos trechos mais curiosos e que desperta a atenção de ouvintes de fora de Brasília/DF, local em que a banda surgiu, está na frase "Se encontraram então no Parque da Cidade / A Mônica de moto e Eduardo de camelo", especialmente pelo uso da palavra "camelo". Afinal, o que significa esse "camelo"?
Para quem não é familiarizado com a gíria brasiliense, a confusão é compreensível. Em várias regiões do Brasil, "camelo" remete diretamente ao animal, mas em Brasília, na década de 1980, a palavra tinha outro sentido: era um termo popular para se referir à bicicleta.
Segundo a revista Super interessante, o uso da gíria "camelo" na capital federal referia-se a esse meio de transporte, especialmente entre os jovens, que o utilizavam como uma forma acessível de mobilidade.
A peculiaridade da gíria já rendeu debates entre fãs da banda, principalmente fora de Brasília. O blog Enrockada BSB comenta que muitos ouvintes de outras regiões acham que Renato Russo se referia ao animal, mas esclarece que "camelo era uma gíria dos anos 80 para se referir à bicicleta". O autor do blog também faz uma observação interessante sobre a possível escolha da palavra: "Certamente ele colocou o nome do animal para rimar com o verso seguinte ‘O Eduardo achou estranho e melhor não comentar, mas a menina tinha tinta no cabelo’".
Além disso, o uso de gírias regionais na música reforça a importância de Brasília no imaginário de Renato Russo e da Legião Urbana. A cidade, onde a banda foi formada, é frequentemente citada em suas letras. O Parque da Cidade, outro ponto mencionado na canção, é um dos maiores parques urbanos do mundo, e conta com uma praça que homenageia o casal Eduardo e Mônica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
A frase casual de Roger Glover que virou um dos maiores clássicos do Rainbow
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Turnê que Michale Graves faria pelo Brasil é cancelada um dia antes do início
A reação empolgada do público ao ouvir "Enter Sandman" ao vivo pela primeira vez
Incite - banda de Richie Cavalera lança vídeo para "Chucked Off"
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Dave Mustaine revela o gesto de James Hetfield em seu momento mais difícil
O baterista que teve que escolher entre Elton John e Paul McCartney no auge dos anos setenta

A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Por que IA vai imitar melhor Chico Buarque do que Renato Russo, segundo escritor
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A reação de Carlos Trilha quando gravadora propôs R$ 400 por sua obra na Legião Urbana


