O significado de "Mônica de Moto e Eduardo de Camelo" no famoso hit da Legião Urbana
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de outubro de 2024
A canção "Eduardo e Mônica", composta por Renato Russo e eternizada pela Legião Urbana, é um clássico do rock brasileiro que atravessa gerações. Lançada no álbum "Dois" (1986), a música narra a história de um casal improvável, Eduardo e Mônica, que mesmo com suas diferenças encontram o amor.
Legião Urbana - Mais Novidades
Um dos trechos mais curiosos e que desperta a atenção de ouvintes de fora de Brasília/DF, local em que a banda surgiu, está na frase "Se encontraram então no Parque da Cidade / A Mônica de moto e Eduardo de camelo", especialmente pelo uso da palavra "camelo". Afinal, o que significa esse "camelo"?
Para quem não é familiarizado com a gíria brasiliense, a confusão é compreensível. Em várias regiões do Brasil, "camelo" remete diretamente ao animal, mas em Brasília, na década de 1980, a palavra tinha outro sentido: era um termo popular para se referir à bicicleta.
Segundo a revista Super interessante, o uso da gíria "camelo" na capital federal referia-se a esse meio de transporte, especialmente entre os jovens, que o utilizavam como uma forma acessível de mobilidade.
A peculiaridade da gíria já rendeu debates entre fãs da banda, principalmente fora de Brasília. O blog Enrockada BSB comenta que muitos ouvintes de outras regiões acham que Renato Russo se referia ao animal, mas esclarece que "camelo era uma gíria dos anos 80 para se referir à bicicleta". O autor do blog também faz uma observação interessante sobre a possível escolha da palavra: "Certamente ele colocou o nome do animal para rimar com o verso seguinte ‘O Eduardo achou estranho e melhor não comentar, mas a menina tinha tinta no cabelo’".
Além disso, o uso de gírias regionais na música reforça a importância de Brasília no imaginário de Renato Russo e da Legião Urbana. A cidade, onde a banda foi formada, é frequentemente citada em suas letras. O Parque da Cidade, outro ponto mencionado na canção, é um dos maiores parques urbanos do mundo, e conta com uma praça que homenageia o casal Eduardo e Mônica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A curiosa origem do nome artístico de Rafael Bittencourt, segundo o próprio
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Luis Mariutti detona quem chama Shamangra de banda cover e explica motivo
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
Crypta abrirá próxima tour do Arch Enemy e The Black Dahlia Murder
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Com ex-membros do Evanescence, We Are the Fallen quer retomar atividades
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
O álbum que quase enterrou o Black Sabbath, até que Ozzy voltou e salvou a banda
Vocalista lembra briga que levou ao fim do Black Crowes em 2015
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho

Canal faz pente-fino nas músicas da Legião Urbana e reúne as "inspirações" de Renato Russo
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
Dado Villa-Lobos lança single inspirado nos netos, anuncia álbum e celebra 40 anos de "Dois"
Killswitch Engage faz post sobre Bangers Open Air e escolhe Legião Urbana como trilha sonora
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas


