O obscuro álbum do Pink Floyd que Ozzy Osbourne mais gosta; "lembro de ouvi-lo chapado"
Por Bruce William
Postado em 08 de outubro de 2024
O Pink Floyd é uma das bandas mais influentes na história do Rock, conhecida por sua abordagem experimental e sonora que desafiou os limites tradicionais do gênero. Formado em Londres nos anos 1960, o grupo foi pioneiro no uso de efeitos de som, longas composições instrumentais e letras introspectivas. Misturando Rock com elementos de Psicodelia, Progressivo e Música Eletrônica, o Pink Floyd marcou profundamente a cultura musical e foi crucial para o desenvolvimento do Rock como forma de arte, criando álbuns conceituais que abordavam temas filosóficos, políticos e emocionais.
Entre suas obras mais notáveis, "The Dark Side of the Moon" (1973) se destaca por suas inovações técnicas e musicais. O álbum trouxe o uso de sintetizadores, gravações de vozes e sons ambientes, além de técnicas de gravação avançadas, como o uso de loops e a manipulação de fitas. A produção refinada, combinada com letras que exploram a condição humana, resultou em uma obra complexa e coesa, que transcende o Rock convencional. A sonoridade envolvente e os temas universais, como o tempo, a morte e a loucura, fizeram de "The Dark Side of the Moon" um marco que ampliou o conceito de álbum de Rock e abriu novas possibilidades para o gênero.

"Dark Side" sempre foi citado como um dos álbuns que as pessoas mais usavam para ouvir ao fazer uso de drogas, apesar de não ter sido a ideia original da banda, inclusive Roger Waters renegava profundamente esta finalidade. Mas até Ozzy Osbourne chegou a admitir que fazia uso do álbum para "viajar", relatando que "Money" era uma de suas músicas preferidas, e também contando uma daquelas histórias típicas de loucuras que ele vivenciou.
"Naquela época nos Estados Unidos, o pessoal se amarrava em batizar suas bebidas com ácido. Eu não me importava. Costumava engolir punhados de tabletes de uma vez só. O fim daquele veio quando voltamos para a Inglaterra: tomei dez tabletes de ácido e depois fui dar um passeio em um campo, e acabei ficando lá parado conversando com um cavalo por cerca de uma hora. No final das contas, o cavalo se virou e me mandou embora. Aquilo foi o suficiente para mim."
Mas o "Dark Side" não é o álbum do Pink Floyd favorito de Ozzy, conforme ele revelou para a Metal Hammer, ao escolher uma música marcante da banda: "Algumas bandas eram como hippies de fim de semana, mas o Pink Floyd eram os grandes e profissionais hippies. Não consigo pensar em uma música específica, mas eu realmente gosto do álbum 'Obscured By Clouds'. Era uma trilha sonora, não era? Lembro de ouvi-lo enquanto estava chapado. Tinha aquelas bolhas estranhas na capa. O Floyd fazia bons álbuns; não acho que eles tenham feito um álbum ruim. 'Dark Side Of The Moon' é o óbvio."
Conforme relatou Ricardo Oliveira Andrade na resenha do álbum, o "Obscured By Clouds", lançado pelo Pink Floyd em 1972, "Representa também o divisor de águas entre o passado talentoso e o futuro glorioso que os colocariam entre os deuses do rock, pois, mesmo em fase experimental, o caminho da banda estava bem estabilizado após largar as influências dos anos 60 na era do gênio incompreendido Syd Barrett (...) se trata de mais uma contribuição do Pink Floyd à Sétima Arte por ser trilha sonora do filme francês "La Vallée", do diretor Barbet Schroeder, lançado em 1972 também. A tribo que ouvimos na última faixa se envolve na história do longa. Por isso a relação. Outros exemplos de álbuns deles materializados em filme é o 'More' (1969) do mesmo diretor e o 'The Wall', dirigido por Alan Parker, que só foi lançado em 1982."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"


Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?


