Pink Floyd: uma jóia chamada Obscured By Clouds
Resenha - Obscured By Clouds - Pink Floyd
Por Ricardo Oliveira Andrade
Postado em 27 de maio de 2018
Poucas bandas podem se dar ao luxo de terem discos subestimados. Digo "luxo" pois uma banda de uma discografia rica, como no caso de PINK FLOYD, fazem álbuns maravilhosos ficarem esquecidos em meio á um arsenal como The Dark Side Of The Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979). Posso citar aqui outras belas obras deixadas por estes monstros sagrados do rock, mas o foco será em torno de um trabalho de 1972 chamado Obscured By Clouds.
Aqui temos a honra de ver o "Dark Side" em processo embrionário, pois se trata do álbum antecessor dele. Nesta fase o FLOYD mantinha a linha de letras maduras e o inconfundível ritmo floydiano dá o ar da graça em boa parte dele. Falamos aqui de um momento democrático da banda em que temos parcerias nas composições de RICHARD WRIGHT e ROGER WATERS na faixa "Stay", já em "Childhood's End" temos o, talvez, primeiro grandioso trabalho de DAVID GILMOUR em letra e voz, este mesmo protagoniza grandes solos como nos casos da música "Mudmen" (creditada á ele e WRIGHT) e "Free Four" de WATERS (uma das primeiras letras com alusão á guerra e á morte de seu pai). Fato de destaque é o estranho cântico da tribo Mapuga, da Papua Nova Guiné, encerrando Obscured By Clouds em "Absolutely Curtains"
Representa também o divisor de águas entre o passado talentoso e o futuro glorioso que os colocariam entre os deuses do rock, pois, mesmo em fase experimental, o caminho da banda estava bem estabilizado após largar as influências dos anos 60 na era do gênio incompreendido SYD BARRETT. Talvez seja o melhor disco lançado pela banda até aquela época, ao lado de seu antecessores Meddle (1971) e Atom Heart Mother (1970). Inclusive creio que seja uma boa pergunta á ser deixada nos comentários!
Se trata de mais uma contribuição do PINK FLOYD á sétima arte por ser trilha sonora do filme francês "La Vallée", do diretor Barbet Schroeder, lançada em 72 também. A tribo que ouvimos na última faixa se envolve na história do longa. Por isso a relação. Outros exemplos de álbuns deles materializados em filme é o More (1969) do mesmo diretor e o The Wall, dirigido por Alan Parker, que só foi lançado em 1982.
Pra quem nunca ouviu Obscured By Clouds, é de fato um álbum sem grandes clássicos, tenho certeza que qualquer um sairá da experiência de ouvi-lo com uma ou mais músicas definidas como marcantes. Infelizmente poucos discutem sua engenhosidade e beleza, poucos entendem sua importância, mas com certeza é uma jóia escondida na discografia do PINK FLOYD.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps