Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo
Por André Garcia
Postado em 20 de dezembro de 2024
O hard rock ao longo dos anos 70 e 80 giravam muito em torno da coisa de ser macho, o que levava a letras que reduziam muitas vezes as mulheres a objetos sexuais, a groupies. AC/DC, Led Zeppelin, Kiss, Aerosmith, Mötley Crüe e muitas outras bandas da época tinham em comum não só a guitarra pesada, mas também letras sexistas.
Quando surgiu com o Nirvana, Kurt Cobain tinha desprezo por aquela faceta do rock. Desde o começo buscou não só se distanciar como também combater daquilo como suas músicas. Em uma de suas últimas entrevistas, uma jovem jornalista perguntou a ele:
Nirvana - Mais Novidades
"Você é muito preocupado com o sexismo — o que é muito bom, eu adoro isso. Então, como você faz para conscientizar as pessoas desse problema?"
"Escrevendo músicas tão diretas quanto 'Rape Me' ['E*tupre-me']", respondeu ele após refletir por alguns segundos. "Ter que recorrer compor algo assim é quase constrangedor para mim, [mas é algo necessário] porque o pessoal não entende quando você faz uma música [mais sutil] como 'About a Girl' ou 'Polly'. Aí você tem que ficar explicando, e vendo interpretações equivocadas sobre elas. Aí eu decidi escreve 'Rape Me' e forma tão direta e óbvia que ninguém teria como negar. Não tem como alguém entender de algum outro jeito, sabe?"
Se fosse hoje em dia, é muito provável que a galera fosse querer cancelar o Nirvana por essas músicas chamando Kurt Cobain de lacrador…
"Rape Me" apesar de perturbadora, se tornou uma das faixas favoritas dos fãs do Nirvana. Durante o lendário show acústico na MTV tem até um momento em que uma garota na plateia grita "RAPE ME!!!" e Kurt com um olhar sarcástico após soprar a fumaça de seu cigarro responde: "Acho que a MTV não vai deixar a gente tocar essa..."
Kurt fez uma alusão a dois anos antes, quando o Nirvana tocou na badalada premiação MTV Awards. Ele queria tocar "Rape Me", mas a emissora proibiu, então ficou decidido que tocariam "Lithium". Aí então, no melhor estilo "Jamais diga a um punk o que fazer" ele tocou o comecinho de "Rape Me" antes de "Lithium" só para ver a cara de desespero e fúria dos produtores, que saíram correndo para desligar o microfone dele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
Steve Harris compareceu a apresentação de Blaze Bayley no EDDFEST.
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Bruce Dickinson afirma que Blaze Bayley é "um cara fantástico"
A banda "fria e arrastada" que Dave Grohl considera uma das maiores ao vivo
Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
Kurt Cobain não curtia tocar "Smells Like Teen Spirit", maior sucesso do Nirvana
O álbum do Nirvana que Kurt Cobain mais se orgulhava de ter feito
Kurt Cobain não queria seguir o mesmo caminho de Eric Clapton
A música que Dave Grohl disse ser a essência do Nirvana, diferente de hits como "Smells"
Billy Corgan recorda primeira vez que ouviu "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
"Rock Against Reagan", o festival que mudou a vida de Dave Grohl
Debandados: saíram de uma banda e formaram outras de igual pra melhor
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10


