O trabalho dos Beatles para o qual Jimi Hendrix torceu o nariz; "estão começando a derreter"
Por Bruce William
Postado em 24 de janeiro de 2025
Jimi Hendrix nunca escondeu sua admiração pelos Beatles, chegando a tocar "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" em um show apenas três dias após o lançamento do álbum, com Paul McCartney e George Harrison assistindo da plateia. A performance espontânea evidenciou sua admiração pelos Beatles, mas, apesar do respeito, Hendrix não hesitava em tecer críticas sobre os rumos da banda.
Jimi Hendrix - Mais Novidades
Em entrevista conduzida por Jane de Mendelssohn em 1969 publicada no livro "Hendrix por Hendrix. Entrevistas e Encontros com Jimi Hendrix", de Steven Roby (Amazon), o guitarrista analisou o impacto dos Beatles e comentou sobre a evolução de sua música. Hendrix descreveu o álbum "The Beatles" (mais conhecido como Álbum Branco) como "um inventário dos últimos dez anos do Rock", mas ressaltou que, na sua visão, o grupo estava começando a perder o frescor. "Eles estão começando a derreter, a se tornar parte do establishment", afirmou, traçando um paralelo entre a banda e a trajetória de jovens contestadores que acabam conformados pela sociedade.
Hendrix também fez uma metáfora sobre o que via como uma mudança na essência dos Beatles: "Eles começaram com algo realmente incendiário, mas agora parecem mais distantes do público. Ainda são ótimos, talvez [estejam] melhores tecnicamente, mas a conexão próxima de antes não é mais a mesma.". Em sua fala, ele compara essa transformação a alguém jovem e revolucionário que, com o tempo, se acomoda no sistema e perde o fogo inicial.
A opinião de Hendrix, mesmo carregada de críticas, evidencia o respeito que tinha pela banda e sua contribuição para a música. Sua relação com os Beatles era marcada por momentos de admiração mútua, como quando McCartney indicou Hendrix para o festival de Monterey, impulsionando sua carreira nos Estados Unidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
Cantora Leather Leone anuncia afastamento do mundo da música
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
O músico que Eddie Van Halen tentou levar pro Van Halen, mas ele recusou o convite
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
Peavy passa por cirurgia e Rage cancela compromissos dos próximos meses
Ghost divulga trailer oficial do filme "2 Big to Rig", gravado no México

O momento marcante de Woodstock que resumiu todos os anos sessenta
O guitarrista que mudou a vida de Steve Vai até ele descobrir um ainda mais revolucionário
Como uma foto de Jimi Hendrix ajudou Angus Young a criar sua própria imagem
O lendário guitarrista que Ritchie Blackmore disse que tocava de forma estranha
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
A música em que Jimi Hendrix diz preferir a música às mulheres
O maior guitarrista de todos os tempos para Jeff Beck, que questionou o próprio futuro
O guitarrista que Prince achava que "tocava mais bonito" que Jimi Hendrix
Os cinco maiores riffs de Jimi Hendrix, de acordo com Ritchie Blackmore
A lenda do rock que foi mais influenciada por Carlos Santana que por Jimi Hendrix
Keith Richards explica por que Jimi Hendrix "estragou a guitarra"


