Os dois nomes artísticos que Keith Richards utilizou antes por insegurança: "Patético"
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de janeiro de 2025
Keith Richards, guitarrista icônico dos Rolling Stones, quase adotou um nome artístico no início de sua trajetória: "Boy Blue". A revelação foi feita pelo próprio músico em uma entrevista de 2009 (via Far Out), na qual comentou sobre as inseguranças que sentia em relação ao seu nome de batismo. "Meu nome é Keith Richards. Não chega perto de Howlin’ Wolf ou Muddy Waters, não é?", disse ele, referindo-se a grandes nomes do blues que moldaram sua paixão pela música.
Rolling Stones - Mais Novidades
Desde a adolescência, Richards era fascinado por artistas como Howlin’ Wolf, Muddy Waters e BB King. Estes nomes não apenas influenciaram sua abordagem musical, mas também inspiraram a formação dos Rolling Stones, em 1962. Na época, a banda, liderada por Brian Jones, se dedicava a interpretar covers de lendas do blues.
No entanto, Richards acreditava que, para se destacar como músico de blues, um nome marcante era essencial. "No meu primeiro violão, escrevi Boy Blue – patético", confessou. Embora fosse uma tentativa de criar uma identidade artística, o guitarrista reconheceu que o apelido era pouco inspirador. Sua idade exata na época é incerta, mas logo ficou claro que "Boy Blue" não tinha o impacto desejado.
Com a formação dos Rolling Stones, Richards decidiu manter seu nome verdadeiro. Ainda assim, houve uma breve interferência de Andrew Loog Oldham, empresário da banda, que sugeriu que ele retirasse o "s" do sobrenome e fosse conhecido como "Keith Richard". Oldham acreditava que a mudança soava mais atraente para a indústria musical. "Talvez ele estivesse pensando em algo como Cliff [Richard]", ponderou Richards. A modificação, no entanto, não durou muito, e o guitarrista reassumiu seu nome completo no início dos anos 1970.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Jennifer Finch, baixista da L7, morre aos 59 anos devido a um câncer cerebral
Malcolm e Angus Young explicam por que o AC/DC não desistiu após morte de Bon Scott
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"

"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
Mick Jagger diz que ser um rockstar deixa a mente permanentemente danificada
Os dois Beatles que poderiam ter entrado nos Rolling Stones segundo Keith Richards
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
Mick Jagger revela quem deveria interpretá-lo em um filme sobre os Rolling Stones
John Lennon recomendou que Mick Jagger não conhecesse Elvis Presley
Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
Seguidores do Demônio: as 10 bandas mais perigosas do mundo
Cinco clássicos do Rock que você provavelmente não aguenta mais ouvir


