A banda que fez o Deep Purple dar uma guinada para o rock pesado; "eu estava meio perdido"
Por Bruce William
Postado em 24 de fevereiro de 2025
O Deep Purple começou sua trajetória nos anos 60 com um som mais próximo do rock psicodélico, mas a virada para um estilo mais pesado veio no início da década seguinte. Em entrevista à Guitar em 2010, Ritchie Blackmore relembrou esse momento decisivo e como a chegada de novas influências mudou o rumo da banda.
Deep Purple - Mais Novidades

Blackmore admitiu que nos primeiros anos ainda buscava um estilo próprio. "No começo, eu estava meio perdido quanto ao meu estilo. E então tudo se encaixou com 'In Rock'." A entrada de Ian Gillan e Roger Glover trouxe uma nova energia ao grupo, enquanto Ian Paice seguia como a força motriz na bateria. Mas a decisão de abraçar um som mais pesado não foi por acaso. "Sentamos e dissemos: 'Vamos tentar ser realmente pesados'. Acho que foi depois de ouvir o Led Zeppelin." Inclusive, o baixista Roger Glover considera que o Zeppelin foi a banda que definiu o heavy metal.
O guitarrista também não escondeu sua opinião sobre a fase inicial do Deep Purple. Quando perguntado sobre o som psicodélico dos primeiros álbuns, respondeu com ironia: "Eu chamaria de fraco." Embora considerasse o disco de estreia, "Shades of Deep Purple" (1968), um bom trabalho, ele via os seguintes como tentativas incertas de encontrar um caminho. "Era como cegos guiando cegos."

A partir de "In Rock" (1970), a identidade da banda ficou clara. Blackmore incorporou elementos da música clássica, especialmente de Bach e Vivaldi, mas sem exageros. "Se você coloca complexidade demais no rock, a base se perde e vira algo pseudo ou muito vanguardista." O resultado foi um som mais agressivo, com mais distorção e sustentação na guitarra, marcando a guinada definitiva do Deep Purple para o hard rock e o heavy metal, sendo hoje considerado um dos três pilares do rock pesado, ao lado do Led e do Black Sabbath. Mas para Ian Gillan, uma delas foi a mais importante para o gênero.
Blackmore reconhece que a banda ainda mantinha um lado progressivo, assim como nomes como Jethro Tull e Procol Harum, mas a aposta no peso e na intensidade consolidou o Deep Purple como um dos pilares do rock pesado nos anos 70. E o virtuosismo da banda fez com que existisse uma canção que nem Zeppelin nem Sabbath conseguiriam tocar.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps