O álbum preferido de David Bowie, que ele considerava melhor que o "Ziggy Stardust"
Por Bruce William
Postado em 18 de fevereiro de 2025
David Bowie sempre foi um artista imprevisível, a ponto de ganhar a alcunha "camaleão do rock", mas sua fase entre os anos 1970 e 1980 é frequentemente apontada como seu auge criativo. Em uma entrevista concedida em 2002 ao jornalista Paul Du Noyer para a MOJO, mas publicada apenas em 2020, ele refletiu sobre esse período e revelou qual de seus álbuns considerava mais interessante musicalmente.
David Bowie - Mais Novidades
Quando questionado sobre qual fase de sua carreira lhe trazia mais satisfação, Bowie respondeu: "Criativamente, tive um bom período de 1972 até 'Let's Dance', que é um bom álbum. Acho que a composição nele é muito boa. Então, de 1972 a 1983, que são uns 11 anos... ou, se você incluir 'Hunky Dory', até um pouco antes. Não foi ruim. Tive uma boa fase longa em que as coisas fluíam."
No entanto, ao ser perguntado sobre qual álbum dessa época ele ouviria por prazer, Bowie surpreendeu ao escolher um disco de 1970. "Francamente, acho que o mais criativo dos primeiros trabalhos foi provavelmente 'The Man Who Sold The World'. Gosto muito desse álbum. Na verdade, como voltei a trabalhar com Tony [Visconti], acabei ouvindo novamente e percebi que tem algumas ideias musicais realmente interessantes."
Ele destacou não apenas a nostalgia, mas a riqueza sonora e estrutural do disco: "Tem um uso interessante de sintetizadores e instrumentos incomuns, como flautas. Tem alguns sons muito legais. Acho que as estruturas das músicas também são interessantes: eu estava realmente brincando com diferentes formas de acordes e com a maneira como podia construir composições."
Por fim, Bowie comparou o disco com seu clássico absoluto: "De certa forma, é uma peça musical muito melhor do que 'Ziggy Stardust'. Ziggy tinha uma abordagem muito mais direta, mas para me satisfazer como músico, 'The Man Who Sold The World' provavelmente é o melhor álbum."
A fala de Bowie pode parecer contraditória à primeira vista, já que ele menciona sua melhor fase entre 1972 e 1983, mas escolhe um disco anterior como seu favorito. Isso sugere que, embora tenha considerado sua evolução como artista nesse período, ele enxergava em "The Man Who Sold The World" um momento de grande experimentação musical. Ironicamente, o disco ganhou mais reconhecimento anos depois, impulsionado por uma geração mais jovem que conheceu sua faixa-título através do MTV "Unplugged" do Nirvana, em 1993.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush


O personagem cinematográfico da Disney que foi inspirado em David Bowie
O artista que Ian Anderson coroou como "a mãe da reinvenção"
O maior rockstar que existiu para David Bowie, que pensava a canção como gesto e atitude
O curioso motivo que leva Robert Smith a ser fã de Jimi Hendrix e David Bowie ao mesmo tempo
A opinião de Rob Halford do Judas Priest sobre o saudoso David Bowie
Adeus: veja o último show de 10 rockstars que morreram nesta década
Dia dos Pais: músicos em homenagem aos seus filhos


